eSocial - Erro no evento S-2299 - 174 - O evento somente será aceito após a data de início da obrigatoriedade do empregador ao eSocial

Erro no evento S-2299 - 174 - O evento somente será aceito após a data de início da obrigatoriedade do empregador ao eSocial

Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação pode ocorrer por dois motivos:

  • Devido ao envio da carga para o eSocial com a data inicial da obrigatoriedade incorreta;
  • Devido à instabilidade no portal eSocial.

Como efetuar o ajuste - Envio da carga para o eSocial com a data da obrigatoriedade incorreta


  1. Acesse aba Empresa - ícone Cadastro de Empresas;
  2. Localize a empresa em questão e clique em Editar;
  3. Acesse a aba eSocial e ajuste o campo Data inicial da obrigatoriedade informando a data correta para esta empresa;
  4. Após clique em Gravar;
  5. Acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
  6. Localize o evento com erro e clique em Detalhes - Reprocessar;
  7. Aguarde o evento retornar do eSocial como processado.


Lembrando:

Após realizar o ajuste no cadastro da empresa deverá verificar se o S-2200 do funcionário foi enviado antes da obrigatoriedade para o eSocial (Ou seja se este deveria ou não ser enviado ao eSocial):

  • Se o S-2200 foi enviado antes da obrigatoriedade indevidamente, será necessário excluir o S-2299 e depois o S-2200 que foi gerado.
  • Se o S-2200 não foi enviado, somente o S-2299 foi enviado com data anterior, será necessário excluir o S-2299 que foi gerado.

Excluindo o evento enviado antes da obrigatoriedade indevidamente


  1. Na Central eSocial acesse a aba Andamento dos Envios;
  2. Localize o evento com erro e clique em Detalhes;
  3. Após clique em Excluir;
  4. Aparecerá uma mensagem pedindo para confirmar a exclusão, clique em Sim;
  5. Ao confirmar será criado o evento S-3000 referente a esta exclusão;
  6. Acesse a central eSocial novamente e certifique que o evento foi excluído.


Como efetuar o ajuste - Instabilidade no portal eSocial


  1. Aguarde alguns minutos para realizar novo envio ao eSocial;
  2. Acesse a central eSocial, selecione o evento com erro e clique em Detalhes;
  3. Para que o eSocial faça uma nova validação, clique em  Reprocessar;
  4. Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial