17 - A estrutura do arquivo XML está em desconformidade com o esquema XSD.The 'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtDeslig/v02_05_00:dtDeslig' element is invalid - The value '' is invalid according to its datatype 'Date' - The string '' is not a valid Date value.
Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Quando ocorre o erro
Esse erro na validação do registro S-2299 ocorre quando o usuário tenta enviar o evento de desligamento com mais de dez dias de antecedência à data de desligamento deste funcionário.
Lembrando que a data limite para envio do evento S-2299 - (Desligamento do funcionário), é de 10 dias após à data de seu desligamento, não podendo ser enviado antes dos 10 dias anteriores à data de desligamento, de acordo com o manual eSocial 2.5.
Ou seja, As datas limites são a partir de dez dias antes da data de desligamento e até dez dias posteriores à mesma.
Como efetuar o ajuste
Para que a mensagem não ocorra mais, é necessário somente aguardar que o envio deste evento fique dentro do prazo e reprocessar o mesmo. Não antecedendo mais de 10 dias à data de desligamento deste funcionário, nem ultrapassando 10 dias após a mesma.
- Quando o prazo de envio chegar, retorne na Central eSocial;
- Clique sobre o registro S-2299 com o erro;
- E em seguida clique em Detalhes - Reprocessar;
Feito isso, será criado um novo registro S-2299 e enviado novamente ao eSocial.
Caso a data de envio esteja dentro do prazo
- Acesse o cadastro do funcionário em Funcionários - ícone Cadastro de Funcionários;
- Após selecione a aba Dados Contratuais - sub aba Demissão, Agrupamento Demissão;
- Confirme se o campo Data está preenchido e com as informações corretas;
- Após clique em Gravar;
- Retorne na Central eSocial - Andamentos dos envios, clique sobre o registro S-2299 com o erro;
- E em seguida clique em Detalhes - Reprocessar;
Feito isso, será criado um novo registro S-2299 e enviado novamente ao eSocial.
O envio está dentro do prazo e a data de desligamento está correta no cadastro de funcionários? Neste caso solicitamos que entre em contato com o Suporte Alterdata para maiores verificações.