Dica criada por AnaRezende.sup.pack com a colaboração da FilipeRosa.sup.pack
Quando o erro ocorre
Este erro ocorre no evento S-2299 - Desligamento quando o envio do evento está sendo bloqueado por algum outro evento enviado antes para o eSocial. Quando há, por exemplo, um afastamento enviado sem a data fim, o erro poderá ocorrer. Outra causa seria estar enviando o evento S-2299 - Desligamento quando já há um desligamento enviado anteriormente.
Como conferir a matrícula do funcionário
Primeiro ponto será conferir dentro do portal eSocial a matrícula do funcionário comparando com a matrícula no XML do S-2299 com erros
- Acesse o site do portal eSocial;
- Faça o login e acesse Empregado - Gestão de Empregados;
- Informe o CPF do funcionário e confira o campo Matrícula;
- Compare este número com o XML do evento S-2299, acessando WDP - Central eSocial;
- Andamento dos envios - encontre o evento S-2299 com erros - clique em ;
- No filtro do evento, escreva a palavra matrícula e compare o número com o número do portal eSocial.
Caso a matrícula esteja correta, prossiga para verificar como corrigir o erro, caso esteja diferente, será necessário ajustar no sistema. Clique aqui para verificar como corrigir a matrícula.
Como corrigir caso tenha um afastamento sem data fim
Para verificar se o funcionário tem algum afastamento sem a data fim, confira o passo a passo abaixo:
- Acesse o site do portal eSocial;
- Faça o login e acesse Empregado - Gestão de Empregados;
- Informe o CPF do funcionário e confira na parte inferior da página se o funcionário possui um afastamento sem data fim;
- Caso possua um afastamento sem data fim, acesse o WDP - aba Funcionário;
- Selecione Afastamento - informe a Empresa e o Funcionário;
- Selecione o afastamento sem data fim, informe a data fim, será criado um evento S-2230 do fim do afastamento;
- Após o eSocial aceitar o envio do S-2230 com a data fim do afastamento, selecione Central eSocial;
- Clique em Andamento dos envios - localize o evento S-2299 com erros - clique em - Reprocessar;
- Aguarde o evento voltar como processado.
Como corrigir caso o funcionário já tenha sido desligado
Para verificar se o funcionário tem algum envio de desligamento já feito, confira o passo a passo abaixo:
- Acesse o site do portal eSocial;
- Faça o login e acesse Empregado - Gestão de Empregados;
- Informe o CPF do funcionário e confira na parte inferior da página se o funcionário está desligado;
- Caso o funcionário já tenha um S-2299 enviado, exclua o S-2299 com erros, visto que este funcionário já se encontra desligado no eSocial
- Acesse Central eSocial - Andamento dos envios - localize o evento S-2299 com erros - clique em - Excluir;