eSocial - Erro no evento S-2298 - 218 - Vínculo Trabalhista não se encontra desligado

Ação Sugerida: Para recepção do evento de Reintegração é necessária a existência de evento de desligamento para o mesmo vínculo e com data do desligamento anterior à data da reintegração. Se o trabalhador foi desligado da empresa antes do início do eSocial, é necessária a existência do evento de admissão com o preenchimento do campo data de desligamento, o qual dispensa a necessidade da existência do evento específico de desligamento.

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação no retorno do evento S-2298 - (Reintegração) ocorre quando o funcionário não possui o S-2299 - (Desligamento) processado, ou seja não não foi enviado seu desligamento para que o mesmo possa ser reintegrado. 

Integram o conceito de reintegração, para o do eSocial, todos os atos que restabelecem o vínculo tornando sem efeito o desligamento.

Como efetuar o ajuste


  1. Acesse a "Central eSocial", sub-aba "Andamento do Envios" e em "Opções de Visualização" marque a opção "Exibir eventos processados";
  2. Localize o funcionário, e se possui o S-2299 verificando o status deste: 
    • Caso o mesmo esteja como , clique em "Detalhes" e corrija a mensagem para que o mesmo seja Reprocessado, lembrando que já foram mapeadas quase todas as mensagens do eSocial em nossa Central de Ajuda verifique aqui também a mensagem do S-2299 (piscar o olho);
    • Caso o mesmo esteja como  ou , acompanhe o envio.
    • Caso o mesmo ainda não tenha sido enviado, acesse a aba "Remunerações e Pagamentos" - "S-2299" - clique sobre o registro do funcionário e vá em "Enviar".
  3. Aguarde até que o evento S-2299 fique com Status de ;
  4. Após o evento S-2299 retornar processado, acesse o evento S-2298 com erro e clique em "Detalhes" - "Reprocessar";
  5. Será apresentado um evento que será enviado ao eSocial.