Ação Sugerida: Para recepção do evento de Reintegração é necessária a existência de evento de desligamento para o mesmo vínculo e com data do desligamento anterior à data da reintegração. Se o trabalhador foi desligado da empresa antes do início do eSocial, é necessária a existência do evento de admissão com o preenchimento do campo data de desligamento, o qual dispensa a necessidade da existência do evento específico de desligamento.
Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro de validação no retorno do evento S-2298 - (Reintegração) ocorre quando o funcionário não possui o S-2299 - (Desligamento) processado, ou seja não não foi enviado seu desligamento para que o mesmo possa ser reintegrado.
Como efetuar o ajuste
- Acesse a "Central eSocial", sub-aba "Andamento do Envios" e em "Opções de Visualização" marque a opção "Exibir eventos processados";
- Localize o funcionário, e se possui o S-2299 verificando o status deste:
- Caso o mesmo esteja como verifique aqui também a mensagem do S-2299
;
, clique em "Detalhes" e corrija a mensagem para que o mesmo seja Reprocessado, lembrando que já foram mapeadas quase todas as mensagens do eSocial em nossa Central de Ajuda - Caso o mesmo esteja como ou , acompanhe o envio.
- Caso o mesmo ainda não tenha sido enviado, acesse a aba "Remunerações e Pagamentos" - "S-2299" - clique sobre o registro do funcionário e vá em "Enviar".
- Caso o mesmo esteja como verifique aqui também a mensagem do S-2299
- Aguarde até que o evento S-2299 fique com Status de ;
- Após o evento S-2299 retornar processado, acesse o evento S-2298 com erro e clique em "Detalhes" - "Reprocessar";
Será apresentado um evento que será enviado ao eSocial.