eSocial - Erro no evento S-2298 - 1090 - Validação cadastral no NIS não realizada

Autor do artigo: Gerson.sup.pack


Quando ocorre o erro?


Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do evento quando as informações relativas ao NIS do funcionário estão com alguma divergência.

Caso tenha dúvidas sobre as informações do NIS do Funcionário, sugerimos que seja visto com a sua consultoria contábil. O suporte Alterdata não orienta qual vinculação deverá ser realizada.

Como efetuar o ajuste?


  1. Acesse a aba "Funcionário" - ícone "Cadastro Funcionários";
  2. Informe a Empresa e selecione o Funcionário desejado;
  3.  Acesse a aba "Documentos" - sub aba "Básico";
  4. No quadro "PIS/PASEP" realize a conferência dos dados e devidos ajustes;
  5. Após ajustar, clique em "Gravar";
  6. Acesse o evento com o erro, clique em "Detalhes" - "Reprocessar";
  7. Na aba Central eSocial será apresentado um novo evento  que será enviado com a correção realizada.

Validação Cadastral


Será necessário também verificar a qualificação cadastral dos funcionários.

  1. No Departamento Pessoal clique em "Funcionários"
  2. Entre no módulo Qualificação Cadastral.
  3. Selecione a Empresa no qual deseja fazer a validação cadastral caso seja um departamento especifico, pode inserir no campo departamento.
  4. Poderá também filtrar apenas por Funcionários Sócios ou Autônomos.
  5. Poderá fazer um filtro por somente ''Não qualificados'' '' Os já qualificados'' ou ''qualificado com erros''  ou ''Todos''
  6. Clique no Checkbox para marcar o funcionário.
  7. Em seguida clique em Qualificar na parte inferior direita da Tela.
  8. Nesta parte é só preencher o Captcha, com as informações que aparecerem e clicar em Confirmar.