Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack
Quando ocorre o erro
Esta mensagem de erro na estrutura pode ocorrer no retorno do registro S-2240 - (Condições Ambientais do Trabalho) quando o número de inscrição do Departamento está inválido.
De acordo com o manual Leiautes eSocial v1.0, a tag nrInsc (número de inscrição) do evento S-2240 Deve conter um número de CNPJ, CPF, CAEPF ou CNO válido.
Obs.: O eSocial não aceita o número do CEI como número de inscrição.
Como efetuar o ajuste
- Acesse o cadastro do departamento pela aba Empresa - ícone Departamento.
- Informe o código da empresa e dê um duplo clique sobre o departamento tomador.
- Para verificar a qual departamento este erro se refere, verifique o departamento que o funcionário do evento S-2240 está alocado.
- Ao acessar o cadastro do departamento tomador, verifique se o mesmo é CNPJ ou CPF:
Sendo CNPJ ou CPF
Verifique se o número do CNPJ ou CPF está correto, estando incorreto, ajuste e clique em Gravar.
- Somente o campo marcado na imagem ao lado deve estar informado.
- Após os ajustes, retorne na Central eSocial - andamento dos envios.
- Clique no registro S-2240 processado com erros, e clique em Detalhes - Reprocessar.
- Feito isso, será criado um novo registro S-2240 e enviado novamente ao eSocial com o ajuste no número de inscrição.
Sendo CAEPF
Verifique se os campos CAEPF e Tipo CAEPF estão preenchidos corretamente, e após clique em Gravar.
- Somente o campo marcado na imagem ao lado deve estar informado.
- Após os ajustes, retorne na Central eSocial - andamento dos envios.
- Clique no registro S-2240 processado com erros, e clique em Detalhes - Reprocessar.
- Feito isso, será criado um novo registro S-2240 e enviado novamente ao eSocial com o ajuste no número de inscrição.
Sendo CNO
Verifique se o campo CNO está preenchido corretamente, e após clique em Gravar.
- Somente o campo marcado na imagem ao lado deve estar informado.
- Após os ajustes, retorne na Central eSocial - andamento dos envios.
- Clique no registro S-2240 processado com erros, e clique em Detalhes - Reprocessar.
- Feito isso, será criado um novo registro S-2240 e enviado novamente ao eSocial com o ajuste no número de inscrição.
Como efetuar o ajuste -Departamento Administrativo
- Acesse o sistema PHD (Alterdata Pack) - aba Cadastro - ícone Empresa.
Selecione a empresa e clique em Editar.
Na aba Básico verifique e corrija o CNPJ ou CPF informado no campo CNPJ/CPF.
- Clique em "Gravar".
Após os ajustes, retorne ao Deparamento pessoal.
Aba Central eSocial - Andamento dos envios.
Será criado um evento S-1005 de alteração para envio desta informação, aguarde este voltar processado para reenviar o S-2240.
Caso o evento S-1005 de alteração não seja criado, gere uma carga complementar.
Quando o S-1005 voltar processado, clique no registro S-2240 processado com erros, e clique em Detalhes - Reprocessar.