Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do evento S-2240 quando o CAEPF informado no cadastro da empresa está incorreto ou não está preenchido.
Verifique se o evento S-1005 está processado e o número de CAEPF no site do esocial em Estabelecimentos/obra, esta correto. Link: Clique aqui
Como efetuar o ajuste no cadastro da Empresa
- Para realizar o ajuste em funcionários alocados em departamentos administrativos será preciso acessar o cadastro da empresa, informar corretamente o CAEPF. Para isso, realize o procedimento abaixo:
Acesse o cadastro da empresa em "Empresa - Empresa";
- Selecione a empresa e clique em "Editar";
Na aba "Geral", preencha corretamente o campo "CAEPF" e informe o "Tipo CAEPF";
Caso tenha dúvidas sobre o preenchimento que deverá utilizar, sugerimos que seja visto com a sua consultoria contábil e ou com a própria Receita Federal.
O suporte Alterdata não orienta qual vinculação deverá ser realizada.
- Após realizar o ajuste, clique em "Gravar";
. O sistema realizará a geração de um novo S-1005. - Na aba Central eSocial - Andamento dos envios será apresentado um evento S-1005 que será enviado com a correção realizada.
. Acompanhe o envio e retorno do evento para o eSocial. - Após a verificação do envio do S-1005 reprocessar o evento S-2240.
Como efetuar o ajuste no cadastro do Departamento
- Para realizar o ajuste em funcionários alocados em departamentos tomadores será preciso acessar o cadastro do departamento, informar corretamente o CAEPF. Para isso, realize o procedimento abaixo:
Acesse o cadastro da empresa em "Empresa - Departamento";
Selecione a empresa e o departamento clique em "Editar";
Na aba "Dados", preencha corretamente o campo "CAEPF" e informe o "Tipo CAEPF";
Caso tenha dúvidas sobre o preenchimento que deverá utilizar, sugerimos que seja visto com a sua consultoria contábil e ou com a própria Receita Federal.
O suporte Alterdata não orienta qual vinculação deverá ser realizada.
- Após realizar o ajuste, clique em "Gravar";
. O sistema realizará a geração de um novo S-1005. - Na aba Central eSocial - Andamento dos envios será apresentado um evento S-1005 que será enviado com a correção realizada.
. Acompanhe o envio e retorno do evento para o eSocial. - Após a verificação do envio do S-1005 reprocessar o evento S-2240.