eSocial - Erro no evento S-2240 - 380 - CNPJ inválido

380 - CNPJ inválido. Localização: /eSocial/evtExpRisco/infoExpRisco/infoAmb/nrInsc Ação: Confira os valores informados no campo.

Quando ocorre o erro


Este erro ocorre no retorno do evento S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho), quando o número do CNPJ está inválido ou não está em conformidade com a numeração enviada nos eventos com dados iniciais do estabelecimento. 

Como efetuar o ajuste na empresa


  1. Acesse o sistema Alterdata Pack (WPHD) - aba cadastro - ícone Empresa;
  2. Após selecione a empresa e clique 2x sobre a mesma;
  3. Ajuste o campo CNPJ/CPF (informando somente números) e clique em Gravar;
  4. Volte ao sistema Departamento Pessoal - vá na aba Central eSocial - Andamento dos envios, selecione o evento S-2240 com erro e clique em Detalhes;

  5. Para que o eSocial faça uma nova validação, clique em Reprocessar;

  6. Será apresentado um evento que será enviado ao eSocial.

Como efetuar o ajuste no departamento tomador


  1. Acesse o cadastro do departamento pela aba Empresa - ícone Departamento;
  2. Informe o código da empresa e dê um duplo clique sobre o departamento que o funcionário está alocado;
  3. Ao acessar o cadastro do departamento, verifique se o mesmo é CNPJ, CPFCAEPF ou CNO:
  4. Sendo CNPJ ou CPF:

    1. Verifique se o número do CNPJ ou CPF está correto, estando incorreto, ajuste e clique em Gravar.

    2. Somente o campo marcado na imagem ao lado deve estar informado.
  5. Após os ajustes, retorne na Central eSocial - Andamento dos envios;

  6. Clique no registro S-2240 processado com erro, e clique em Detalhes e em seguida clique no ícone Reprocessar;

  7. Feito isso, será criado um novo registro S-2240 e enviado novamente ao eSocial com o ajuste no número de inscrição.

Sendo CAEPF


  1. Verifique se os campos CAEPF e Tipo CAEPF estão preenchidos corretamente, e após clique em Gravar.
  2. Somente o campo marcado na imagem ao lado deve estar informado.
  3. Após os ajustes, retorne na Central eSocial - andamento dos envios;
  4. Clique no registro S-2240 processado com erro, e clique em Detalhes - em seguida clique no ícone Reprocessar;
  5. Feito isso, será criado um novo registro S-2240 e enviado novamente ao eSocial com o ajuste no número de inscrição.

Sendo CNO


  1. Verifique se o campo CNO está preenchido corretamente, e após clique em Gravar.
  2. Somente o campo marcado na imagem ao lado deve estar informado;
  3. Após os ajustes, retorne na Central eSocial - Andamento dos envios;
  4. Clique no registro S-2240 processado com erro, e clique em Detalhes - Reprocessar;
  5. Feito isso, será criado um novo registro S-2240 e enviado novamente ao eSocial com o ajuste no número de inscrição.