380 - CNPJ inválido. Localização: /eSocial/evtExpRisco/infoExpRisco/infoAmb/nrInsc Ação: Confira os valores informados no campo.
Quando ocorre o erro
Este erro ocorre no retorno do evento S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho), quando o número do CNPJ está inválido ou não está em conformidade com a numeração enviada nos eventos com dados iniciais do estabelecimento.
Como efetuar o ajuste na empresa
- Acesse o sistema Alterdata Pack (WPHD) - aba cadastro - ícone Empresa;
- Após selecione a empresa e clique 2x sobre a mesma;
- Ajuste o campo CNPJ/CPF (informando somente números) e clique em Gravar;
Volte ao sistema Departamento Pessoal - vá na aba Central eSocial - Andamento dos envios, selecione o evento S-2240 com erro e clique em Detalhes;
Para que o eSocial faça uma nova validação, clique em Reprocessar;
Será apresentado um evento que será enviado ao eSocial.
Como efetuar o ajuste no departamento tomador
- Acesse o cadastro do departamento pela aba Empresa - ícone Departamento;
- Informe o código da empresa e dê um duplo clique sobre o departamento que o funcionário está alocado;
- Ao acessar o cadastro do departamento, verifique se o mesmo é CNPJ, CPF, CAEPF ou CNO:
Sendo CNPJ ou CPF:
Verifique se o número do CNPJ ou CPF está correto, estando incorreto, ajuste e clique em Gravar.
- Somente o campo marcado na imagem ao lado deve estar informado.
Após os ajustes, retorne na Central eSocial - Andamento dos envios;
Clique no registro S-2240 processado com erro, e clique em Detalhes e em seguida clique no ícone Reprocessar;
Feito isso, será criado um novo registro S-2240 e enviado novamente ao eSocial com o ajuste no número de inscrição.
Sendo CAEPF
- Verifique se os campos CAEPF e Tipo CAEPF estão preenchidos corretamente, e após clique em Gravar.
- Somente o campo marcado na imagem ao lado deve estar informado.
- Após os ajustes, retorne na Central eSocial - andamento dos envios;
- Clique no registro S-2240 processado com erro, e clique em Detalhes - em seguida clique no ícone Reprocessar;
- Feito isso, será criado um novo registro S-2240 e enviado novamente ao eSocial com o ajuste no número de inscrição.
Sendo CNO
- Verifique se o campo CNO está preenchido corretamente, e após clique em Gravar.
- Somente o campo marcado na imagem ao lado deve estar informado;
- Após os ajustes, retorne na Central eSocial - Andamento dos envios;
- Clique no registro S-2240 processado com erro, e clique em Detalhes - Reprocessar;
- Feito isso, será criado um novo registro S-2240 e enviado novamente ao eSocial com o ajuste no número de inscrição.