eSocial - Erro no evento S-2230 - 721 - Não foi possível registrar o evento atual pois existe(m) evento(s) cadastrado(s) com data de ocorrência posterior para esse trabalhador

721 - Não foi possível registrar o evento atual pois existe(m) evento(s) cadastrado(s) com data de ocorrência posterior para esse trabalhador. Para que seja possível esse registro, executar os seguintes passos: 
a) Excluir todos os eventos ocorridos com data posterior ao evento que se pretende informar; 
b) Fazer o registro do evento conforme pretendido;
c) Informar novamente em ordem cronológica os eventos excluídos, se continuarem válidos.
Consultar o Manual para obter orientações sobre consulta e exclusão de eventos.

Autor do artigo: Fabiana.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro na validação 721 acontece no evento S-2230 - (Afastamento Temporário) quando existe algum evento com data igual ou posterior a ao afastamento do funcionário. Ou seja, ao enviar o evento S-2230 o eSocial identifica que tem um evento processado no qual a data está depois da do afastamento.

Como efetuar o ajuste


Para realizar o ajuste no evento será preciso identificar os eventos com data posterior ao afastamento do funcionário, excluir o evento posterior. Após esse procedimento basta reprocessar o evento S-2230, caso o mesmo esteja com a data correta. Para isso, realize o procedimento abaixo:


Como verificar qual evento está com data posterior


  1. Acesse a Central eSocial - Andamento dos envios e informe a empresa e clique em Filtrar;
  2. Na seta ao lado do ícone Filtrar, selecione Exibir eventos processados e Exibir eventos ajustados;
  3. No campo de pesquisa da tela Central eSocial (canto superior direito), digite o nome do funcionário;
    • Serão apresentados todos os eventos enviados para o funcionário.
  4. Verifique na coluna Período, o mês e o ano de envio dos eventos;

Após identificar o evento, clique em Detalhes e analise se o evento é devido ou não para o funcionário;

Nos casos onde está incorreto, basta realizar a exclusão

  1. Selecione o evento com o clique em Detalhes;
  2. Clique em Excluir e confirme a exclusão;
  3. Será gerado o evento S-3000 para excluir o evento do eSocial;
  4. Acompanhe o envio da exclusão retornar como Processado.

Nos casos onde está correto, basta excluir o evento que foi encontrado com a data posterior

  1. Realize o passo a passo acima, de exclusão do evento;
  2. Reprocesse o evento com erro, caso esteja com data correta;
  3. Refaça o evento que você excluiu, caso ele seja devido.

Exemplo

Caso você tenha excluído um evento S-2230 com a data errada, acesse a aba funcionário - afastamento e localize o afastamento que foi excluído, refaça o cadastro e com isso será enviado um novo S-2230 com a data correta.


Ou caso seja um evento de alteração (S-2205/S-2206), refaça a alteração realizada para o funcionário em questão, que será enviado um novo evento de alteração.

Como Ajustar o evento S-2230


Após realizar o procedimento acima, basta reprocessar o evento S-2230

  1. Acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
  2. Selecione o evento S-2230 com o clique em Detalhes;
  3. Clique na opção Reenviar;
    • Será gerado um S-2230 na aba Andamento dos envios com o status Pronto para envio.
  4. Acompanhe o envio e retorno do evento S-2230 ao eSocial.