eSocial - Erro no evento S-2230 - 404 - Certificado da assinatura inválido
Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do Evento S-2230 quando é utilizado o Certificado Digital através de procuração, porém não foram realizadas as permissões para o eSocial.
Em alguns casos o portal do eSocial demora para reconhecer essa configuração, desta forma, caso ainda retorne com esse erro mesmo após habilitar o envio, sugerimos que efetue novo teste no dia seguinte.
Como efetuar o ajuste
- Para realizar as permissões referente ao eSocial, acesse o site: http://portal.esocial.gov.br/manuais/orientacoes-assinatura-digital-e-procuracao-eletronica.
- Ao abrir a página, clique em: "Procedimento no E-CAC para definição dos perfis para procuração".
- Será apresentado o passo a passo para realização das permissões necessárias para que consiga fazer o eSocial através de procuração.
- Após realizar as permissões necessárias retorne ao sistema Departamento Pessoal - Central eSocial.
- Na aba Central eSocial será necessário que reenvie o evento S-2230.
Caso não fique resolvido mesmo após habilitar o envio através do portal do eCAC, é necessário efetuar contato com a Receita Federal através do link: http://portal.esocial.gov.br/servicos/producao-empresas/Certificados-procuracoes
Basta preencher o formulário de contato e aguardar o retorno da RECEITA FEDERAL que será realizado via email.