eSocial - Erro no evento S-2230 - 304 - Não existe um Contrato de Trabalho para o CPF
304 - Não existe um Contrato de Trabalho para o CPF: {0} ou este encontra-se encerrado na data do evento.
Autor do artigo: Beatriz.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro de validação pode acontecer no retorno do evento S-2230 (Afastamento Temporário) e ocorre quando o evento está sendo enviado com data anterior do evento S-2200 (Admissão do funcionário) ou posterior do evento S-2299 (Demissão do funcionário).
Quando o eSocial identifica que algum evento está sendo enviado antes da data de admissão do trabalhador ou após a data de demissão do funcionário retorna com o erro mencionado acima, nesse caso, é preciso verificar a data de afastamento do evento S-2230 para uma data posterior a admissão ou anterior a demissão.
Como efetuar o ajuste
Para realizar o ajuste precisamos verificar a data de afastamento do funcionário, a data de admissão e, se houver, a data de demissão deste, após ajustar a data de afastamento para uma válida dentro do período de admissão e demissão. Após, apenas reprocessar o evento.
Como conferir as datas dos eventos
- Para isso acesse o cadastro do funcionário na aba Funcionário - Cadastro de Funcionários;
- Informe a empresa e selecione o funcionário;
- Clique no ícone Afastamento e verifique as datas que estão informadas no cadastro do mesmo referente ao evento S-2230;
- Após acesse a aba Dados contratuais;
- Verifique na aba Admissão a data de admissão do funcionário;
- A data de afastamento informada no S-2230 deve ser posterior a sua admissão.
- Caso o funcionário esteja demitido, verifique na aba Demissão a data da rescisão do funcionário;
- A data informada no S-2230 deve ser anterior a sua rescisão.
- Com isso, confirme a data correta que deverá ser alterada para uma válida dentro do período de admissão e demissão.
Como ajustar a data de afastamento do evento S-2230
- Em seguida, acesse a Central eSocial, selecione o evento S-2230 através da opção Detalhes;
- E verifique nas tags dtIniAfast e/ou dtTermAfast se a data de afastamento está igual ao cadastro da mesma.
- Após acesse novamente o cadastro do funcionário na aba Funcionário - ícone Cadastro de Funcionários;
- Clique no ícone Afastamento e altere a data de afastamento para a data correta.
- Após acesse novamente a Central eSocial;
- Selecione o evento S-2230 através da opção Detalhes e clique em Reprocessar;
- Na Central eSocial será apresentado o evento com a alteração realizada.