183 - Trabalhador afastado não poderá receber este tipo de evento. É necessário que o trabalhador esteja, na data do afastamento, em atividade.
Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do Evento S-2230 quando o funcionário está em afastamento e é lançado um novo afastamento no mesmo período.
Em Descrição, poderá identificar que funcionário está com a mensagem de erro.
Caso tenha dúvidas sobre qual afastamento deverá utilizar, sugerimos que seja visto com a sua consultoria contábil.
O suporte Alterdata não orienta qual vinculação deverá ser realizada.
Como efetuar o ajuste
1. Acesse o cadastro de Funcionário.
2. Clique em Afastamentos.
3. Verifique os lançamentos de afastamento e caso esteja incorreto realize o ajuste.
4. Após realizar o ajuste, acesse a central eSocial, selecione o evento com erro e clique em "Detalhes".
5. Para que o eSocial faça uma nova validação, clique em Reprocessar.
6. Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.
Exemplo:
- Um exemplo de cadastramento que retorna com erro é um funcionário em benefício ter um atestado lançado no mesmo período e que tenha sido enviado ao eSocial.
- Atestado de a
- Benefício será lançado a partir de
- Caso o benefício seja cadastrado com a opção de retroagir 15 dias acabará se encontrando com a data a qual o funcionário estava de atestado e dessa forma o eSocial retornará com o erro, por isso deverá ficar desmarcada a opção.