Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro na validação ocorre quando o evento S-2230 - (Afastamento Temporário) é enviado para o eSocial, porém o mesmo não encontra o vinculo trabalhista pois já foi encerrado com o envio do S-2299 - (Desligamento) ou por algum outro motivo não encontrou o vinculo deste funcionário ativo.
Como efetuar o ajuste no evento S-2299
Antes, devemos verificar se já foi feito o envio do S-2299 em algum momento para este funcionário
Acesse a Central eSocial, e faça o filtro conforme imagem ao lado;
- Digite na pesquisa o nome do funcionário com o erro 181 no evento S-2230;
- Confirme se possui o evento S-2299 já processado ou processado com erros.
Como efetuar o ajuste no evento S-2230
É necessário verificar se de fato esse afastamento é válido e se o mesmo está sendo levado com a data correta.
- Caso não esteja sendo levado com a data correta por algum lançamento indevido do usuário basta excluir este evento S-2230 e refazer o lançamento do afastamento com as datas dentro do período ativo de trabalho deste funcionário.
Mas se o evento S-2230 estiver correto e o Desligamento deste funcionário for indevido, basta enviar a exclusão (S-3000) deste evento S-2299 e reprocessar o S-2230.
Atenção!
Caso o evento S-2299 esteja com o status de Processado com erros e ainda sim o evento S-2230 está voltando com o erro 181 citado acima, solicitamos que acesse o atendimento via Karoo para que um de nossos analistas verifique e resolva essa situação para você. Clique aqui para acessar o Karoo.