eSocial - Erro no evento S-2230 - 1257 - O movimento deste período já se encontra fechado
1257 - O movimento deste período já se encontra fechado. Para enviar admissão de novos trabalhadores é necessário reabrir o movimento.
Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack
Quando ocorre o erro
Esse erro de validação no Evento S-2230 (Afastamento Temporário) ocorre quando o envio é realizado após já possuir um registro S-1299 processado para o período nessa empresa.
Como efetuar o ajuste
Para o envio do evento S-2230 será necessário primeiro Reabrir o período para poder ajustar e reenviar os registros, para isso realize o seguinte procedimento:
- Acesse a aba "Central eSocial" - "eSocial";
- Clique no ícone "Demais Eventos" e selecione o evento S-1298 (reabertura), informe a empresa, a referência e clique em "Gerar";
- Após o registro de Reabertura retornar processado, será possível realizar as alterações de folha necessárias e reenviar o S-2230;
- Para isso localize o S-2230 na aba "Central eSocial" - "Andamento dos envios";
- Clique em "Detalhes" - "Reenviar";
- Após ser enviado retorne na aba "Remunerações e pagamentos", e reenvie o S-1299 para fechar novamente o período da empresa
Exemplo: Caso precise ser enviado ou ajustado um S-2230 do período 09/2020, será necessário reabrir (com o S-1298 conforme demonstrado acima) todos os períodos posteriores, desde o mês 09/2020 até o mês atual, no nosso exemplo até 02/2021.