1075 - A data de término do afastamento não pode ser superior à data atual acrescida de 15 dias corridos, exceto se motivo do afastamento é férias, situação em que pode ser até 60 dias superior à data atual.
Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Quando ocorre o erro
O eSocial realiza a leitura dos afastamentos do funcionário de maneira separada, sendo assim o evento S-2230 - (Afastamento Temporário) é enviado duas vezes para o mesmo afastamento, uma vez informando o início e outra vez informando o final do afastamento. Quando é enviado o S-2230 com a data de término do afastamento o eSocial verifica se a data de envio está dentro dos 15 dias anteriores ao término do afastamento. O erro ocorre quando o evento enviado não está dentro desses 15 dias que antecedem o seu retorno. Exemplo:
- Funcionário afastado em 02/07/2018 com data de término em 30/08/2018.
- Será gerado um S-2230 com a data 02/07/2018 de início
- Na aba Agendados para envio ficará um S-2230 com a data de término em 30/08/2018. Esse evento com data de término só poderá ser enviado a partir de 15/08/2018, pois é o período de 15 dias que antecede o término. Caso seja enviado antes de 15/08/2018 irá gerar o erro acima.
Atenção!
Caso o funcionário esteja afastado quando for realizar o envio do S-2200, a data de início do afastamento será levada no evento S-2200 e terá apenas UM evento S-2230 (data de término). Caso o afastamento for Férias, o eSocial permite enviar a data inicial e final dentro do mesmo S-2230, sendo assim quando houver férias será gerado apenas um S-2230 com as duas datas.
Como efetuar o ajuste
- Acesse a aba Funcionário - ícone Afastamento, selecione a empresa e funcionário e abra o cadastro deste afastamento;
- Consulte a data de término do afastamento e verifique se a data de envio está dentro dos 15 dias retroativos ao final do afastamento;
- Para corrigir de fato será preciso aguardar até que esteja entre esses 15 dias antecedentes o final do afastamento para poder reprocessar;
- Após aguardar a data correta, acesse a Central eSocial, selecione o evento com o clique em Detalhes - Reprocessar;
- Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.
Caso seja a data de término do afastamento que esteja errada, será necessário ajustar a data final e reprocessar o evento.
O erro também poderá acontecer quando é enviado o início de um afastamento e é enviado o início de um segundo afastamento sem encerrar o primeiro que foi enviado. Nessa situação será preciso enviar o S-2230 de término do primeiro afastamento e posteriormente enviar o S-2230 de início do segundo afastamento.