721 - Não foi possível registrar o evento atual pois existe(m) evento(s) cadastrado(s) com data de ocorrência posterior para esse trabalhador. Para que seja possível esse registro, executar os seguintes passos:
a) Excluir todos os eventos ocorridos com data posterior ao evento que se pretende informar;
b) Fazer o registro do evento conforme pretendido;
c) Informar novamente em ordem cronológica os eventos excluídos, se continuarem válidos.
Consultar o Manual para obter orientações sobre consulta e exclusão de eventos.
Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Quando ocorre o erro
O erro de validação 721 pode ocorrer no evento S-2206 - (Alteração de Contrato de Trabalho) quando existe algum evento com data igual ou posterior à data de alteração contratual do funcionário, ou seja, ao enviar o evento S-2206 o eSocial identifica que tem um evento processado no qual a data está após data de alteração deste evento, que poderia ser afetado com a validação deste e com isso não permite o envio votando com esse erro.
Como efetuar o ajuste
Para realizar o ajuste no evento será preciso identificar os eventos com data posterior à data de alteração contratual do funcionário e ajustar a data de alteração deste ou, em alguns casos, excluir o evento posterior quando este for indevido ou de fato teria que ser enviado após a alteração. Após esse procedimento basta reprocessar o evento.
Como verificar qual evento está com data posterior à alteração Contratual
- Acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
- Informe a empresa e clique em Filtrar;
- Na seta ao lado do ícone Filtrar, selecione Exibir eventos processados;
- No campo de pesquisa da tela Central eSocial (canto superior direito), digite o nome ou código do funcionário;
- Também selecione o modo de visualização Exibir sem agrupamento;
- Serão apresentados todos os eventos enviados para o funcionário.
- Verifique na coluna Referência, a data de envio dos eventos;
Após identificar o evento, clique em Detalhes e analise se o mesmo é devido ou não e se deveria mesmo ser enviado após a alteração contratual;
Como ajustar a data de alteração do S-2206
Nos casos onde o evento posterior à alteração contratual está correto, basta ajustar a data de alteração do S-2206 com erro
- Selecione o evento e clique em Detalhes;
- Após clique em Editar;
- Altere a TAG <dtAlteracao>AAAA-MM-DD</dtAlteracao>
- A alteração deverá ser feita incluindo a data anterior ao período identificado no outro evento do funcionário no formato ANO-MÊS-DIA;
- Clique em Salvar e acompanhe o envio e retorno do evento ao eSocial.
Como realizar a exclusão do evento posterior à alteração contratual
Nos casos onde o evento posterior à alteração contratual está incorreto, basta realizar a exclusão deste
- Selecione o evento e clique em Detalhes;
- Após clique em Excluir;
- Confirme a exclusão;
- Será gerado o evento S-3000 para excluir o evento do eSocial;
- Acompanhe o envio da exclusão retornar como Processado.
- Após a exclusão processar, bastar reprocessar o evento S-2206;
- Para isso acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
- Selecione o evento S-2206 com o clique em Detalhes -Reprocessar;
- Será gerado um S-2206 na aba Andamento dos envios com o status Pronto para envio.
- Acompanhe o envio e retorno do evento S-2206 ao eSocial.