eSocial - Erro no evento S-2206 - 721 - Não foi possível registrar o evento atual pois existe(m) evento(s) cadastrado(s) com data de ocorrência posterior para esse trabalhador

721 - Não foi possível registrar o evento atual pois existe(m) evento(s) cadastrado(s) com data de ocorrência posterior para esse trabalhador. Para que seja possível esse registro, executar os seguintes passos: 

a) Excluir todos os eventos ocorridos com data posterior ao evento que se pretende informar; 
b) Fazer o registro do evento conforme pretendido;
c) Informar novamente em ordem cronológica os eventos excluídos, se continuarem válidos.
Consultar o Manual para obter orientações sobre consulta e exclusão de eventos.

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Quando ocorre o erro


O erro de validação 721 pode ocorrer no evento S-2206 - (Alteração de Contrato de Trabalho) quando existe algum evento com data igual ou posterior à data de alteração contratual do funcionário, ou seja, ao enviar o evento S-2206 o eSocial identifica que tem um evento processado no qual a data está após data de alteração deste evento, que poderia ser afetado com a validação deste e com isso não permite o envio votando com esse erro.


Como efetuar o ajuste


Para realizar o ajuste no evento será preciso identificar os eventos com data posterior à data de alteração contratual do funcionário e ajustar a data de alteração deste ou, em alguns casos, excluir o evento posterior quando este for indevido ou de fato teria que ser enviado após a alteração. Após esse procedimento basta reprocessar o evento. 


Antes de verificar e realizar os ajustes abaixo, confirme a data de alteração contratual correta deste funcionário. Pois essa informação é importante e afetará os próximos envios ao eSocial.

Como verificar qual evento está com data posterior à alteração Contratual


  1. Acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
  2. Informe a empresa e clique em Filtrar;
  3. Na seta ao lado do ícone Filtrar, selecione Exibir eventos processados;
  4. No campo de pesquisa da tela Central eSocial (canto superior direito), digite o nome ou código do funcionário;
  5. Também selecione o modo de visualização Exibir sem agrupamento;
    1. Serão apresentados todos os eventos enviados para o funcionário.
  6. Verifique na coluna Referência, a data de envio dos eventos;
  7. Após identificar o evento, clique em Detalhes e analise se o mesmo é devido ou não  e se deveria mesmo ser enviado após a alteração contratual;


Como ajustar a data de alteração do S-2206


Nos casos onde o evento posterior à alteração contratual está correto, basta ajustar a data de alteração do S-2206 com erro

  1. Selecione o evento e clique em Detalhes;
  2. Após clique em Editar;
  3. Altere a TAG  <dtAlteracao>AAAA-MM-DD</dtAlteracao>
  4. A alteração deverá ser feita incluindo a data anterior ao período identificado no outro evento do funcionário no formato ANO-MÊS-DIA;
  5. Clique em Salvar e acompanhe o envio e retorno do evento ao eSocial.


Como realizar a exclusão do evento posterior à alteração contratual 


Nos casos onde o evento posterior à alteração contratual está incorreto, basta realizar a exclusão deste

  1. Selecione o evento e clique em Detalhes;
  2. Após clique em Excluir;
  3. Confirme a exclusão;
  4. Será gerado o evento S-3000 para excluir o evento do eSocial;
  5. Acompanhe o envio da exclusão retornar como Processado.
  6. Após a exclusão processar, bastar reprocessar o evento S-2206;
  7. Para isso acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
  8. Selecione o evento S-2206 com o clique em Detalhes -Reprocessar;
    • Será gerado um S-2206 na aba Andamento dos envios com o status Pronto para envio.
  9. Acompanhe o envio e retorno do evento S-2206 ao eSocial.