Desligamento - x.x.xxxxxxxxxxxxxxxxxxx A folha de pagamento do período já foi fechada, para alterá-la será necessário reabri-la.
Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro na validação ocorre no retorno do evento S-2206 quando o envio é realizado com data de alteração após a data de desligamento enviada no registro de S-2299 (rescisão) para este funcionário e ainda há o S-1299 (fechamento de período) já processado nessa empresa.
Após o envio do desligamento no evento S-2299 o eSocial não aceita nenhuma alteração com data posterior ao desligamento. Dessa forma o ideal é realizar a exclusão deste evento S-2206 com erro. Mas caso a alteração foi feita antes do desligamento, siga o passo a passo abaixo de como efetuar o ajuste.
Como efetuar o ajuste
Para o envio do evento S-2206 será necessário primeiro Reabrir o período para poder ajustar a data de alteração e reenviar o registro, para isso realize o seguinte procedimento:
- Acesse a aba Central eSocial - Remunerações e pagamentos;
- Clique no ícone Demais Eventos e selecione o evento S-1298 (reabertura), informe a empresa, a referência e clique em Gerar;
- Após o registro de Reabertura retornar processado, localize o evento S-1210 do funcionário rescindido no período e exclua;
- Após voltar como excluído, exclua também o S-2299 e será possível realizar as alterações de folha necessárias e reenviar o S-2206;
- Selecione o evento S-2206 com o erro 620 e clique em Detalhes;
- Após clique no ícone Editar;
- Localize a tag dtAlteracao e altere a data informada para uma data anterior à demissão de acordo com a estrutura AAAA-MM-DD;
- Após a alteração clique em Salvar;
- O evento S-2206 será reenviado ao eSocial com a data correta de alteração contratual.
Após realizar os ajustes necessários e enviar os registros ajustados, retorne na aba Não agendados - Remunerações e pagamentos, e reenvie o S-1299 para fechar novamente o período da empresa.