Autor do artigo: Pamela.sup.pck
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do Evento S-2206 quando o evento S-2200 deste funcionário não foi reconhecido como processado ou a numeração de matrícula está divergente no sistema e no site eSocial.
Como efetuar o ajuste quando o evento não foi processado ou reconhecido
- Verifique na Central eSocial se o evento S-2200 deste funcionário foi processado.
Caso já esteja como processado, realize o reenvio do evento S-2206.
Caso esteja com outro Status, por exemplo Aguardando retorno, espere até que esteja processado para realizar o reenvio do S-2206.
- Para realizar o reenvio do evento S-2206 selecione o evento desejado e clique em "Detalhes".
- Para que o eSocial faça uma nova validação, clique em Reenviar.
- Na aba Central eSocial será apresentado um evento S-2206 que será reenviado.
Como efetuar o ajuste quando a matrícula está divergente
Ao cadastrar os funcionários no sistema o cliente não informa a mesma matrícula já enviada anteriormente. Desta forma, o mesmo funcionário fica com duas matrículas cadastradas no site.
Para ajustar esta questão, é necessário realizar a exclusão de todos os eventos enviados pelo Alterdata clicando em detalhes > excluir.
Após excluir todos os eventos, incluindo o S-2200 no cadastro do funcionário irá habilitar o campo matrícula eSocial na qual deve informar a mesma enviada pela outra contabilidade.