eSocial - Erro no evento S-2206 - 1026 - Verifique os dados informados pois apresentam divergência entre CPF e NIS

1026 - Verifique os dados informados pois apresentam divergência entre CPF e NIS, ou o NIS não é o mesmo que foi informado em sua admissão/inicío de TSVE ou em sua última alteração cadastral. Localização:/eSocial/evtDeslig/ideVinculo/nisTrab

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Quando ocorre o erro


Esta mensagem de erro na validação ocorre quando o PIS do funcionário no evento S-2206 - (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador) está diferente do informado no evento de admissão S-2200 - (Alteração de Contrato de Trabalho).


Como efetuar o ajuste


Para o ajuste dessa mensagem precisamos verificar qual PIS é o correto, o PIS enviado no S-2206, ou o PIS enviado no S-2200. Após essa conferência ajustaremos o PIS no local correto, e retificaremos a informação incorreta.

  1. Para isso, acesse a Central eSocial - Andamento dos Envios;
  2. Em Opções de Visualização, marque para Exibir eventos processados (lembrando que ambos os eventos já estão processados);
  3. Localize o S-2200 que esta processado e clique em Detalhes
  4. Confira o PIS que está no S-2200 pela tag nisTrab;
  5. Realize o mesmo procedimento de conferência para o evento S-2206;
  6. Anote as informações e confirme qual PIS está correto para seguirmos para os próximos passos.

Importante!

Lembrando que retificações são diferentes de alterações cadastrais:

  • Caso o PIS informado no evento S-2200 estava correto e foi alterado para o PIS informado no evento S-2206, basta enviar um evento de alteração cadastral (S-2205).
  • Caso realmente este estava incorreto desde o início, será necessário retificar.

Mas fique tranquilo, o sistema faz essa verificação e envia automaticamente o evento correto para você! (piscar o olho)

Como enviar a alteração do PIS


Caso este estava incorreto no evento S-2200 precisará enviar uma retificação ou precisará ser enviado um evento S-2205 para o funcionário que alterou o PIS.

  1. Acesse a aba Funcionário - ícone Cadastro de Funcionários;
  2. Selecione a empresa e o funcionário em questão;
  3. Acesse a aba Documentos, sub-aba Básicos - Agrupamento PIS/PASEP - Campo - Número:
  4. Informe o número atual correto do PIS e informe a data correta de alteração. Pois o sistema verificará a data do histórico de alteração do PIS informada no cadastro do funcionário para definição de qual evento deve ser gerado:
    1. Para alterações efetuadas com data anterior a data de obrigatoriedade da 2° fase (eventos não periódicos) ou com mesma data de admissão do funcionário, o sistema fará a geração do evento S-2200 de Retificação alterando no eSocial a informação original;
    2. Para alterações efetuadas com data posterior a data de obrigatoriedade da 2° fase (eventos não periódicos) o sistema fará a geração do evento S-2205.
  5. Após informar o número e data de alteração deste corretamente clique em Gravar o cadastro deste funcionário e este evento será gerado automaticamente;
  6. Aguarde até que este evento de retificação (S-2200) ou alteração cadastral (S-2205) retorne processado e reprocesse o evento S-2206 com o erro 1026.