eSocial - Erro no evento S-2205 - 620 - Desligamento - x.x.xxxxxxxxxxxxxxxxxxx A folha de pagamento do período já foi fechada

Desligamento - x.x.xxxxxxxxxxxxxxxxxxx A folha de pagamento do período já foi fechada, para alterá-la será necessário reabri-la.

Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do evento S-2205 quando o envio é realizado com data de alteração após a data de desligamento enviada no registro de S-2299 (rescisão) para este funcionário e ainda há o S-1299 (fechamento de período) já processado nessa empresa.




Como efetuar o ajuste


Primeiramente deve-se verificar se de fato ocorreu alguma alteração de dados cadastrais do trabalhador após a data de demissão para que fosse gerado o evento S-2205. 

Após realizar a verificação, siga os ajustes a seguir :

Caso não tenha sido alterada nenhuma informação o evento poderá ser excluído

  1. Acesse a Centra eSocial - Andamento dos envios
  2. Localize o evento S-2205 com erro;
  3. Clique em detalhes - excluir;
  4. O evento será excluído do sistema e não aparecerá mais na Central eSocial.


Como efetuar o ajuste caso tenha sido realizada de fato alteração


Para o envio do evento S-2205 será necessário primeiro Reabrir o período e caso o S-2299 já esteja como processado deverá ser excluído para que o eSocial possa aceitar a alteração antes que o desligamento seja enviado.

  1. Acesse a aba Central eSocial - Remunerações e pagamentos;
  2.  Clique no ícone "Demais Eventos" e selecione o evento S-1298 (reabertura), informe a empresa, a referência e clique em Gerar;
  3. Após o registro de Reabertura retornar processado, será necessário realizar a exclusão do S-1210 e S-2299;

    Para verificar como excluir os eventos clique aqui
  4. Após exclusão dos eventos, Selecione o evento S-2205 com o erro 620 e clique em "Detalhes"
  5. Após clique no ícone "Editar

Localize a tag "dtAlteracao" e altere a data informada para uma data anterior à demissão de acordo com a estrutura AAAA-MM-DD

Após a alteração clique em "Salvar";

O evento S-2205 será reenviado ao eSocial com a data correta de alteração contratual.

Após o envio do S-2205 será necessário reenviar o S-2299;

Após realizar os ajustes necessários e enviar os registros ajustados, retorne na aba Não agendados - Remunerações e pagamentos, e reenvie o S-1299 para fechar novamente o período da empresa.