Desligamento - x.x.xxxxxxxxxxxxxxxxxxx A folha de pagamento do período já foi fechada, para alterá-la será necessário reabri-la.
Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do evento S-2205 quando o envio é realizado com data de alteração após a data de desligamento enviada no registro de S-2299 (rescisão) para este funcionário e ainda há o S-1299 (fechamento de período) já processado nessa empresa.
Como efetuar o ajuste
Primeiramente deve-se verificar se de fato ocorreu alguma alteração de dados cadastrais do trabalhador após a data de demissão para que fosse gerado o evento S-2205.
Após realizar a verificação, siga os ajustes a seguir :
Caso não tenha sido alterada nenhuma informação o evento poderá ser excluído
- Acesse a Centra eSocial - Andamento dos envios
- Localize o evento S-2205 com erro;
- Clique em detalhes - excluir;
- O evento será excluído do sistema e não aparecerá mais na Central eSocial.
Como efetuar o ajuste caso tenha sido realizada de fato alteração
Para o envio do evento S-2205 será necessário primeiro Reabrir o período e caso o S-2299 já esteja como processado deverá ser excluído para que o eSocial possa aceitar a alteração antes que o desligamento seja enviado.
- Acesse a aba Central eSocial - Remunerações e pagamentos;
- Clique no ícone "Demais Eventos" e selecione o evento S-1298 (reabertura), informe a empresa, a referência e clique em Gerar;
Após o registro de Reabertura retornar processado, será necessário realizar a exclusão do S-1210 e S-2299;
Para verificar como excluir os eventos clique aqui- Após exclusão dos eventos, Selecione o evento S-2205 com o erro 620 e clique em "Detalhes"
- Após clique no ícone "Editar"
Localize a tag "dtAlteracao" e altere a data informada para uma data anterior à demissão de acordo com a estrutura AAAA-MM-DD
Após a alteração clique em "Salvar";
O evento S-2205 será reenviado ao eSocial com a data correta de alteração contratual.
Após o envio do S-2205 será necessário reenviar o S-2299;
Após realizar os ajustes necessários e enviar os registros ajustados, retorne na aba Não agendados - Remunerações e pagamentos, e reenvie o S-1299 para fechar novamente o período da empresa.