eSocial - Erro no evento S-2205 - 304 - Não existe um Contrato de Trabalho para o CPF

304 - Não existe um Contrato de Trabalho para o CPF: {0} ou este encontra-se encerrado na data do evento.

Autor do artigo: Claramendes.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação pode acontecer no retorno do evento S-2205 (Alteração de dados Cadastrais do trabalhador) e ocorre quando o evento está sendo enviado antes do S-2200 (Admissão do funcionário) ou após o S-2299 (Demissão do funcionário).

Quando o eSocial identifica que algum evento está sendo enviado antes da data de admissão do trabalhador ou após a data de demissão do funcionário retorna com o erro mencionado acima.

Como efetuar o ajuste


  1. Acesse o cadastro do funcionário em Funcionário - Funcionário;
  2. Informe a empresa e selecione o funcionário, acesse a aba Dados contratuais;
  3. Verifique na aba Admissão a data de admissão do funcionário;
    . A data informada no S-2205 deve ser posterior a sua admissão.
  4. Caso o funcionário esteja demitido, verifique na aba Demissão a data da rescisão do funcionário;
    . A data informada no S-2205 deve ser anterior a sua rescisão.
  5. Em seguida, acesse a Central eSocial - Andamento dos envios, selecione o evento S-2205 através da opção Detalhes clique em Reprocessar;
  6. Após reprocessar aguarde o evento retornar como Processado.