eSocial - Erro no evento S-2200 - O campo CEP, está com valor inválido

primeiramente verifique em que departamento o Funcionário está alocado, acessando:

O campo CEP, está com valor inválido. Verifique em Empresa - Departamento - Dados - Campo CEP

Autor do artigo: Larissa.sup.pack

Quando ocorre o erro


Este erro ocorre no retorno do registro S-2200 quando o CEP do funcionário ou do departamento do mesmo estão com dados inválidos

Para confirmar se o CEP informado é válido pode consultar o CEP pelo site do correios (sorriso)

esocial esocial

Como realizar o ajuste no cadastro do funcionário


  1. Acesse o cadastro do funcionário na aba Funcionário - Funcionário > selecione a empresa e localize o funcionário;
  2. Na aba Geral, campo Endereço verifique o CEP e se necessário realize o ajuste e clique em Gravar.
  3. Acesse a Central eSocial aba "Andamento dos envios";
  4. Localize o evento com o erro após localizar o evento clique em "Detalhes" > "Reprocessar";
  5. Acompanhe o retorno do evento para verificar se o mesmo retornará processado com sucesso . 

Como realizar o ajuste no cadastro do departamento


  1. Primeiramente verifique em que departamento o Funcionário está alocado, acessando: WDP > aba Funcionário > Cadastro de Funcionário > selecione o funcionário desejado > aba 'Informações da Folha' > campo 'Departamento' ; 

  2. Em seguida, acesse o cadastro do departamento na aba Empresa - Departamento;

  3. Verifique se o departamento em questão é Tomador ou Administrativo.


Ajuste realizado em departamento tomador 


  1. Selecione o departamento desejado > clique em Editar;
  2. Na aba Dados verifique o campo CEP  e se necessário realize o ajuste após clique em Gravar;
  3. Acesse a Central eSocial aba"Andamento dos envios";
  4. Localize o evento com o erro após localizar o evento clique em "Detalhes" > "Reprocessar";
  5. Acompanhe o retorno do evento para verificar se o mesmo retornará processado com sucesso . 

Ajuste realizado em departamento administrativo


  1. Neste caso o ajuste deve ser realizado dentro do cadastro da empresa em 'WPHD' > 'Cadastro' > 'Empresa';
  2. Verifique o campo CEP,  se necessário realize o ajuste após clique em Gravar;
  3. Acesse a Central eSocial aba"Andamento dos envios";
  4. Localize o evento com o erro após localizar o evento clique em "Detalhes" > "Reprocessar";
  5. Acompanhe o retorno do evento para verificar se o mesmo retornará processado com sucesso .