Erro no Evento S-2200: 0238 "A categoria informada deve ser relativa a Segurado Empregado. Ação Sugerida: Para aceitação do evento devem ser observadas as seguintes regras de compatibilidade entre a
categoria de trabalhador e o evento utilizado:
Os eventos S-2190 (Cadastramento Inicial do Vínculo) e S-2200 (Admissão de Trabalhador) só são aceitos para as categorias de trabalhadores igual a [101, 102, 103, 104, 105, 106, 111, 301, 302, 303, 305, 306, 309].
O evento S-2300 (Trabalhador Sem vínculo - Início) somente é aceito para as categorias de trabalhadores igual a [201, 202, 401, 410, 701, 711, 712, 721, 722, 723, 731, 734, 738, 741, 751, 761, 771, 781, 901, 902, 903]."
Autor do artigo: Claramendes.sup.pack
Quando ocorre o erro
Este erro ocorre quando ao enviar o registro S-2190 e S-2200 de um funcionário, o código de Categoria eSocial está diferente do que o Manual do eSocial permite.
Como efetuar o ajuste
Segundo o manual do eSocial, são aceitos os seguintes códigos de Categoria para o registro S-2190 e S-2200:
- Os eventos S-2190 (Cadastramento Inicial do Vínculo) e S-2200 (Admissão de Trabalhador) só são aceitos para as categorias de trabalhadores igual a [101, 102, 103, 104, 105, 106, 111, 301, 302, 303, 305, 306, 309].
Para verificar se o funcionário está com a categoria eSocial correta, acesse:
- Cadastro do funcionário, em "Funcionário" - "Funcionário" - selecione a empresa e o funcionário em questão;
- Na aba "Dados Contratuais" - "Admissão", verifique o campo "Categoria" - "eSocial";
- Verificando que o código de categoria eSocial está incorreto de acordo com o manual do eSocial, realize a alteração, e em seguida clique em "Gravar";
- Feche o cadastro do funcionário, em seguida acesse a "Central eSocial" - "Andamento dos envios", clique sobre o Registro S-2200 com erro, na opção "Detalhes", e em seguida clique em "Reprocessar";
- Será criado um novo evento S-2200 com a categoria correta do funcionário e enviado novamente ao eSocial.