eSocial - Erro no evento S-2200 - 197 - A data de admissão não poderá ser anterior à abertura da empresa ou posterior ao encerramento


Autor do artigo: Claramendes.sup.pack

 Quando Ocorre o erro?


Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do Evento S-2200 - (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador) quando a Data de Admissão do funcionário está Anterior a Data de Início da Empresa ou após seu encerramento.


Como efetuar o ajuste


  1. No sistema  PHD - Alterdata Pack  acesse a aba "Cadastro" - "Empresa";
  2. Na aba  "Complementar / Geral" verifique a data de  Início da Atividade e caso possua, a data Fim da Atividade;
  3. No Sistema Departamento Pessoal acesse a aba "Funcionário" - "Funcionário";
  4. Selecione empresa e funcionário que apresentou o erro;
  5. Na aba "Dados Contratuais" - "Admissão" verifique e ajuste a "Data de Entrada";

    De acordo com o recomendado pelo eSocial, o funcionário não pode ser admitido antes do início da atividade da empresa, nem após seu fim de atividade. 
    Sendo possível realizar a conferência da data de abertura da empresa no site da RFB em: https://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao2.asp . 
  6. Após realizar o ajuste, acesse a "Central eSocial" - "Andamento dos envios", selecione o evento com erro e clique em "Detalhes";

  7. Para que o eSocial faça uma nova validação, clique em "Reprocessar";

  8. Será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.

Quando ocorre o erro em Funcionário Transferido


Caso o erro ocorra em um funcionário que tenha vindo de outra empresa por transferência, deve ser informada a sucessão de Vinculo. Abaixo segue como deve ser informado a sucessão. 

  1. No Sistema Departamento Pessoal acesse a aba "Funcionário" - "Funcionário";
  2. Selecione empresa e funcionário que apresentou o erro;
  3. Na aba "Gestão" preencha os campos da sub aba "Sucessão de Vinculo";
  4. Após clique em "Gravar";
  5. Após realizar o ajuste, acesse a "Central eSocial" - "Andamento dos envios", selecione o evento com erro e clique em "Detalhes";

  6. Para que o eSocial faça uma nova validação, clique em "Reprocessar";

  7. Será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.

Se o tipo da Transferência for Entre Matriz/Filial a opção de Sucessão de Vinculo não será habilitada.