eSocial - Erro no evento S-2190 - O código da categoria e a matrícula estão inválidas

17 - A estrutura do arquivo XML está em desconformidade com o esquema XSD.The element 'infoRegPrelim' in namespace 'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtAdmPrelim/v_S_01_00_00' has invalid child element 'codCateg' in namespace 'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtAdmPrelim/v_S_01_00_00'. List of possible elements expected: 'matricula' in namespace 'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtAdmPrelim/v_S_01_00_00'.

Quando Ocorre o Erro


Essa mensagem de erro na estrutura do evento S-2190 - (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador) ocorre quando a informação inserida manualmente pelo usuário no campo Matrícula eSocial do cadastro de funcionários está incompleta ou não foi preenchida, e quando o Código de Categoria do mesmo está com valores inválidos.


Vale ressaltar que para funcionários que já tiveram seus dados enviados para o eSocial por outra Softwarehouse, o número deverá permanecer o mesmo do envio anterior para que não cause erros referentes a duplicidade de matrículas.

Nestes casos é necessário acessar o site do eSocial e pegar o número da matrícula do mesmo e colar no campo Matrícula eSocial no cadastro do funcionário do sistema.

Como efetuar o ajuste - Matrícula


  1. Na aba Funcionário aba o Cadastro de Funcionários;
  2. Acesse a aba Dados Cadastrais - sub-aba Geral;
  3. Com isso exclua a informação inserida no campo Matrícula eSocial;
  4. Após clique no íconeao lado do campo para que o sistema crie a matrícula correta;

    Ou insira a matrícula existente no portal eSocial utilizada anteriormente pelo funcionário no envio por outra Softwarehouse.

  5. Clique em Gravar;
  6. Em seguida, acesse a Central eSocial aba Andamento dos envios;
  7. Clique em Detalhes no S-2190 que está apresentando este erro e clique em Reprocessar;
  8.  Aguarde evento ser processado na Central eSocial.

Como Efetuar o Ajuste - Categoria


  1. Acesse no sistema WDP - Funcionário - Funcionário;
  2. Selecione a empresa e o funcionário, e clique sobre a aba Dados Contratuais;
  3. No agrupamento "Categoria", selecione o campo "eSocial" informe a categoria do Funcionário;
  4. Feito isso, retorne na aba Central eSocial - Andamento dos envios, selecione o registro S-2190 com erro, e clique em Detalhes - Reprocessar;
  5. Feito isso será gerado um novo registro S-2190 e enviado ao eSocial com o ajuste realizado.