eSocial - Erro no evento S-2190 - O campo Matrícula não foi preenchido

Autor do artigo: MatheusMota.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro na validação ocorre no retorno do evento S-2190 - (Registro Preliminar de Trabalhador), quando não há matricula informada para o funcionário. 


Como efetuar o ajuste


Para ajustar a mensagem precisamos ir no cadastro deste novo funcionário e informar uma matricula: 

  1. Acesse o sistema Departamento Pessoal (WDP) > aba Funcionário > ícone Funcionário;
  2. Selecione a empresa e o novo funcionário em questão;
  3. No cadastro do funcionário, na aba Geral no campo Matricula eSocial, clique em Gerar para que o sistema sugira um código de matricula ou informe um você mesmo;
  4. Em seguida, clique em Gravar;
  5. Volte na Central eSocial > Andamento dos envios > selecione o S-2190 que está com a mensagem de erro e clique em Detalhes;
  6. Nos detalhes do evento, clique no ícone Reprocessar, agora é só acompanhar o reenvio do evento ao Portal do eSocial com a nova informação no arquivo!