eSocial - Erro no evento S-2190 - 695 - Já existe uma admissão preliminar para o trabalhador sem a respectiva admissão definitiva. Neste caso a admissão preliminar que encontra-se \"aberta\" deve ser excluída.

Ação Sugerida: Não é permitido o envio de evento para trabalhador (CPF) para o qual já exista evento de admissão preliminar sem o respectivo evento de admissão definitivo (S-2200). O vínculo do evento de admissão preliminar (S-2190) com a admissão definitiva (S-2200) é feito pelo campo Número do Recibo de Informação Preliminar onde é informado o número do recibo de entrega do evento de admissão preliminar.

Autor do artigo: Claramendes.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do evento S-2190 - (Admissão de Trabalhador - Registro Preliminar) quando o funcionário já tem o evento S-2200 - (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador) processado. 

O evento S-2190 é opcional, a ser utilizado quando não for possível enviar todas as informações do evento S-2200 até o final do dia imediatamente anterior ao do início da respectiva prestação do serviço.
Para envio deste evento, deve ser informado: CNPJ/CPF do empregador, CPF do trabalhador, data de nascimento e data de admissão do empregado.
É imprescindível o envio posterior do evento S-2200 para complementar as informações da admissão e regularizar o registro do empregado.



Como efetuar o ajuste excluindo o S-2190


Como o evento S-2190 é opcional e o envio do evento S-2200 já foi realizado, poderá excluir o registro S-2190. 

  1. Acesse a "Central eSocial",  aba "Andamento dos envios";
  2. Localize o evento S-2190 e clique em "Detalhes";
  3. Clique no botão "Excluir" e confirme a exclusão.

Como efetuar o ajuste reenviando o S-2190


Caso queira realizar o envio do S-2190, deverá primeiro enviar a exclusão do S-2200 processado e depois reenviar o evento S-2190, para isso:

  1. Acesse a "Central eSocial" - Em seguida, acesse a aba "Andamento dos envios";
  2. Localize o evento S-2200 Processado e clique em "Detalhes";
  3. Clique em "Excluir" e confirme a exclusão;
  4. Na "Central eSocial" localize o evento S-3000 gerado e aguarde o mesmo retornar como Processado;
  5. Em seguida localize o evento S-2190 "Processado com Erro" e clique em "Detalhes" - "Reenviar";
  6. Na aba "Central eSocial" será apresentado o evento que será reenviado ao eSocial.

    Caso escolha enviar o S-2190, deve lembrar que depois de excluir o S-2200 já processado, enviar o S-2190, é imprescindível enviar novamente o S-2200.