eSocial - Erro no Evento S-2190 - 1275 - A data deverá ser maior ou igual à data de admissão do trabalhador

1275 - A data deverá ser maior ou igual à data de admissão do trabalhador, data de início do contrato de trabalho ou, no caso de sucessão, deverá ser maior ou igual à data da transferência do empregado. No caso de mudança de CPF, deverá ser maior que a data de alteração do CPF. Localização: /eSocial/evtAdmPrelim/infoRegPrelim/infoRegCTPS/dtTerm

Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack

Quando ocorre o erro


A mensagem de erro na validação do S-2190 - (Admissão Preliminar) ocorre quando na tag DtTerm, dentro no XML está levando uma data incorreta, anterior a data de início do contrato para este empregado. 


Como efetuar o ajuste


Antes de ajustar esse erro precisaremos verificar qual data que está sendo levada no XML do evento S-2190, para compararmos com o cadastro e ajustarmos a mensagem de erro.

  1. Acesse a Central eSocial - Andamentos dos envios;
  2. Selecione o evento com erro e clique em Detalhes;
  3. Localize a tag <DtTerm> para verificar a data levada no xml.




Após conferir a data levada no xml do evento S-2190 iremos acessar o cadastro do funcionário para ajustar.


  1. Acesse a aba Funcionário - ícone Cadastro de Funcionários;
  2. Na aba Dados Contratuais, sub-aba Admissão verifique se as datas de contrato estão preenchidas corretamente; 
    • Exemplo:
      • Verifique se a data de vencimento do contrato de experiência está anterior à Admissão ou Data de Transferência entrada (Em casos de transferências entre matriz e filial);
      • Se o contrato do funcionário for determinado, verifique se a data de vencimento do contrato não está anterior à Admissão ou data de transferência entrada (Em casos de transferências entre matriz e filial).
  3. Faça o ajuste devido das datas e grave.
  4. Então, para que o eSocial faça uma nova validação do evento com os ajustes, acesse a Central eSocial - Andamentos dos envios;
  5. Localize o evento e clique em DetalhesReprocessar;
  6. Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.
  7. Aguarde o retorno do evento S-2190 e verifique se foi processado com sucesso.

Neste exemplo a data de transferência entrada, oriunda de uma transferência entre matriz e filial está posterior ao término do contrato determinado.