eSocial - Erro no evento S-2190 - 1257 - A folha de pagamento do período 20XX-XX se encontra fechada.
1257- A folha de pagamento do período XXXX-XX se encontra fechada. Ação sugerida: Será necessário reabrir a folha para continuar com o envio deste evento.
Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do evento S-2190 - (Admissão Preliminar) quando o envio é realizado após já possuir um registro S-1299 processado para o período nessa empresa.
Como efetuar o ajuste
Para o envio do evento S-2190 será necessário primeiro Reabrir o período para poder ajustar e reenviar os registros, para isso realize o seguinte procedimento:
- Acesse a aba "Central eSocial" - "eSocial";
- Clique no ícone "Demais Eventos" e selecione o evento "S-1298 (reabertura)", informe a empresa, a referência e clique em "Gerar";
- Após o registro de Reabertura retornar processado, será possível realizar as alterações de folha necessárias e reenviar o S-2190;
- Após realizar os ajustes necessários e enviar os registros, retorne na aba "Remunerações e pagamentos", e reenvie o S-1299 para fechar novamente o período da empresa.
Exemplo: Caso precise ser enviado ou ajustado um S-2190 do período 09/2020, será necessário reabrir (com o S-1298 conforme demonstrado acima) todos os períodos posteriores, desde o mês 09/2020 até o mês atual.