eSocial - Erro no evento S-2190 - 1257 - A folha de pagamento do período 20XX-XX se encontra fechada.

1257- A folha de pagamento do período XXXX-XX se encontra fechada. Ação sugerida: Será necessário reabrir a folha para continuar com o envio deste evento.

Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do evento S-2190 - (Admissão Preliminar) quando o envio é realizado após  possuir um registro S-1299 processado para o período nessa empresa.

Como efetuar o ajuste


Para o envio do evento S-2190 será necessário primeiro Reabrir o período para poder ajustar e reenviar os registros, para isso realize o seguinte procedimento:

  1. Acesse a aba "Central eSocial" - "eSocial";
  2.  Clique no ícone "Demais Eventos" e selecione o evento "S-1298 (reabertura)", informe a empresa, a referência e clique em "Gerar";
  3. Após o registro de Reabertura retornar processado, será possível realizar as alterações de folha necessárias e reenviar o S-2190;
  4. Após realizar os ajustes necessários e enviar os registros, retorne na aba "Remunerações e pagamentos", e reenvie o S-1299 para fechar novamente o período da empresa.
Exemplo: Caso precise ser enviado ou ajustado um S-2190 do período 09/2020, será necessário reabrir (com o S-1298 conforme demonstrado acima) todos os períodos posteriores, desde o mês 09/2020 até o mês atual.