Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack
Quando ocorre o erro
Esta mensagem de erro na estrutura pode ocorrer no retorno do registro S-1298 - (Reabertura dos Eventos Periódicos) quando o número de inscrição do Departamento Tomador/ Administrativo está inválido.
Verifique que na coluna Descrição da Central eSocial - Andamento dos Envios está informado qual funcionário que está com o erro, verifique se este está alocado em departamento Tomador ou Administrativo.
De acordo com o manual Leiautes eSocial v2.5, a tag nrInsc (número de inscrição) do evento S-1298 Deve conter um número de CNPJ, CPF, CAEPF ou CNO válido.
Obs.: O eSocial não aceita o número do CEI como número de inscrição.
Como efetuar o ajuste -Departamento Administrativo
- Acesse o sistema PHD (Alterdata Pack) - aba "Cadastro" - ícone "Empresa";
Selecione a empresa e clique em "Editar";
Na aba Básico verifique e corrija o CNPJ ou CPF informado no campo "CNPJ/CPF";
- Clique em "Gravar"
Após os ajustes, retorne ao Deparamento pessoal
Aba "Central eSocial" - "Andamento dos envios";
Será criado um evento S-1005 de alteração para envio desta informação, aguarde este voltar processado para reenviar o S-1298;
Caso o evento S-1005 de alteração não seja criado, gere uma carga complementar.
Quando o S-1005 voltar processado, clique no registro S-1298 processado com erros, e clique em "Detalhes" - "Reprocessar";
Como efetuar o ajuste - Departamento tomador
- Acesse o cadastro do departamento pela aba "Empresa" - ícone "Departamento";
- Informe o código da empresa, selecione o departamento tomador e clique em "Editar";
- Para verificar a qual departamento este erro se refere, verifique o departamento que o funcionário do evento S-1298 está alocado;
- Ao acessar o cadastro do departamento tomador, verifique se o mesmo é CNPJ ou CPF:
Sendo CNPJ ou CPF:
Verifique se o número do CNPJ ou CPF está correto no campo "CNPJ/CPF", estando incorreto, ajuste e clique em "Gravar";
- Somente o Campo 1 marcado na imagem ao lado deve estar informado.
Sendo CNO:
Verifique se o campo CNO está preenchido corretamente, e após clique em "Gravar";
- Somente o Campo 2 marcado na imagem ao lado deve estar informado.
Sendo CAEPF:
Verifique se os campos "CAEPF" e "Tipo CAEPF" estão preenchidos corretamente, e após clique em "Gravar";
- Somente o Campo 3 marcado na imagem ao lado deve estar informado.
Após os ajustes, retorne na "Central eSocial" - "Andamento dos envios";
Clique no registro S-1298 processado com erros, e clique em "Detalhes" - "Reprocessar";
Feito isso, será criado um novo registro S-1298 e enviado novamente ao eSocial com o ajuste no número de inscrição.