eSocial - Erro no evento S-1298 - 951 - A folha de pagamento do período xxxx-xx não possui nenhum evento e nem se encontra fechada, portanto não é possível reabri-la

Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack

Quando ocorre o erro


Este erro ocorre no retorno do S-1298 (Reabertura dos Eventos Periódicos) quando é realizada a tentativa de reabrir o período, porém o período já se encontra aberto, pois não foi enviado o S-1299 anteriormente ou o S-1298 já foi enviado e retornou como processado reabrindo o período.

Verifique na Central eSocial - aba Remunerações e Pagamentos, filtrando o período em questão, se a situação do período está como "Aberto" ou "Reaberto".

Como efetuar o ajuste


  • Caso o período apareça como "Fechado" no sistema, verifique no site do eSocial se o período consta como reaberto. Caso esteja, insira o número de recibo da reabertura no S-1298 com erro. Dessa forma, o período ficará reaberto no sistema.
  1. Acesse a Central eSocial - Andamentos dos envios;
  2. Localize o evento S-1298 com erro, mas que consta no site do eSocial com recibo;
  3. Clique em Detalhes e cole o recibo. O mesmo constará como reaberto no sistema
  • Caso o período apareça "Aberto" no sistema e "Aberto" também no site, basta excluir o registro com erro.