481 - O valor informado não pertence aos valores válidos para o campo. Localização:/eSocial/evtInfoComplPer/infoSubstPatr/indSubstPatr
Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro na validação do evento S-1280 - (Informações Complementares aos Eventos Periódicos) pode ocorrer quando:
- A empresa não é mais desonerada e estão sendo enviadas no evento S-1280 informações complementares inválidas de desoneração da folha;
- Ou então quando esta empresa ainda é desonerada, porém seu tipo de desoneração na data de envio não está de acordo com o tipo que a empresa realmente possuí.
Antes de seguirmos para a correção desta mensagem é importante que confirme com a sua consultoria Contábil se sua empresa ainda é ou não desonerada, e caso seja, qual é o tipo correto de desoneração para esta.
Como efetuar o ajuste quando a empresa não é mais desonerada
Para o ajuste dessa mensagem será necessário verificar qual é o período referente à este evento S-1280 com o erro 481 e se neste período a empresa ainda tinha desoneração.
Para a melhor compreensão daremos o seguinte exemplo: Carga inicial da empresa foi gerada com a opção de desoneração marcada em 07/2018, porém em 07/2019 ela deixou de ser desonerada por algum motivo.
Caso a empresa não esteja mais desonerada neste período:
- Acesse Central eSocial - aba Andamento dos envios;
- Clique sobre o evento S-1280 deste período e verifique a referência do mesmo, conforme imagem ao lado;
- Caso seja após o fim da desoneração da sua empresa conforme o exemplo;
- Clique sobre o evento e clique em Excluir, visto que a desoneração não é mais feita.
Como efetuar o ajuste quando a empresa ainda é desonerada
Indicativo de substituição da contribuição previdenciária patronal:
- Integralmente substituída;
- Parcialmente substituída.
Valores Válidos: 1, 2.
- Neste caso será necessário verificar o tipo de desoneração que a empresa está cadastrada, para isso acesse a aba Empresa;
- Após acesse a aba Geral, campo Desoneração, verifique se o tipo de desoneração para este período está correto;
- Lembrando que para verificar corretamente o campo Desoneração, a data do período deste S-1280 tem que estar entre a data selecionada no campo Data Inicial.
- Caso a opção não esteja correta ajuste e Grave este cadastro;
- Se a desoneração for parcial, ainda será necessária ser lançada na aba Guias - Receita Desoneração.
- Com isso, acesse a Central eSocial - aba Andamento dos envios, selecione o evento com o erro e clique em Detalhes - Reprocessar;
- Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.