eSocial - Erro no Evento S-1280 - 481 - O campo 'Desoneração' não está informado ou está com informação inválida.

481 - O valor informado não pertence aos valores válidos para o campo. Localização:/eSocial/evtInfoComplPer/infoSubstPatr/indSubstPatr

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro na validação do evento S-1280 - (Informações Complementares aos Eventos Periódicos) pode ocorrer quando:

  • A empresa não é mais desonerada e estão sendo enviadas no evento S-1280 informações complementares inválidas de desoneração da folha; 
  • Ou então quando esta empresa ainda é desonerada, porém seu tipo de desoneração na data de envio não está de acordo com o tipo que a empresa realmente possuí.

Antes de seguirmos para a correção desta mensagem é importante que confirme com a sua consultoria Contábil se sua empresa ainda é ou não desonerada, e caso seja, qual é o tipo correto de desoneração para esta.

Como efetuar o ajuste quando a empresa não é mais desonerada


Para o ajuste dessa mensagem será necessário verificar qual é o período referente à este evento S-1280 com o erro 481 e se neste período a empresa ainda tinha desoneração. 

Para a melhor compreensão daremos o seguinte exemplo: Carga inicial da empresa foi gerada com a opção de desoneração marcada em 07/2018, porém em 07/2019 ela deixou de ser desonerada por algum motivo.

Caso a empresa não esteja mais desonerada neste período:

  1. Acesse Central eSocial -  aba Andamento dos envios;
  2. Clique sobre o evento S-1280 deste período e verifique a referência do mesmo, conforme imagem ao lado; 
  3. Caso seja após o fim da desoneração da sua empresa conforme o exemplo; 
  4. Clique sobre o evento e clique em Excluir, visto que a desoneração não é mais feita.

Como efetuar o ajuste quando a empresa ainda é desonerada



Indicativo de substituição da contribuição previdenciária patronal:

  1. Integralmente substituída;
  2. Parcialmente substituída.

Valores Válidos: 1, 2.

  1. Neste caso será necessário verificar o tipo de desoneração que a empresa está cadastrada, para isso acesse a aba Empresa;
  2. Após acesse a aba Geral, campo Desoneração, verifique se o tipo de desoneração para este período está correto;
    • Lembrando que para verificar corretamente o campo Desoneração, a data do período deste S-1280 tem que estar entre a data selecionada no campo Data Inicial.
  3. Caso a opção não esteja correta ajuste e Grave este cadastro;
  4. Se a desoneração for parcial, ainda será necessária ser lançada na aba Guias - Receita Desoneração.
  5. Com isso, acesse a Central eSocial - aba Andamento dos envios, selecione o evento com o erro e clique em Detalhes - Reprocessar;
  6. Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.