eSocial - Erro no evento S-1280 - 106 - Foi localizado no sistema um evento em duplicidade com o evento a ser enviado
Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack
Quando Ocorre o Erro
Essa mensagem de erro na validação ocorre no retorno do evento S-1280 - (Informações Complementares aos Eventos Periódicos), quando já consta na base do eSocial um evento igual causando desta forma a duplicidade.
Como efetuar o ajuste
Para ajustar a mensagem precisamos verificar se há um evento já no sistema com as mesmas informações do evento S-1280 com o erro 106.
- Para isso acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
- Digite no campo de pesquisa somente o nome deste funcionário que está com a mensagem de erro 106, e na coluna Evento, selecione somente o evento S-1280;
- Após clique na seta ao lado do ícone Filtrar, e selecione as opções Exibir eventos Processados e Exibir eventos ajustados;
- Também selecione o modo de visualização Exibir sem agrupamento, conforme imagem ao lado;
- Confira se aparecerá um ou dois eventos, para este funcionário:
- Um evento S-1280 processado, e outro evento S-1280 com o erro 106;
- Ou ainda se aparecerá apenas o evento com o erro 106.
Ajuste caso tenha dois eventos
Para efetuar este ajuste é só excluir o evento com a mensagem, pois outro registro já foi enviado com sucesso com essa mesma informação, e este foi enviado novamente, voltando em duplicidade.
- Selecione o evento com o erro 106, e clique em Detalhes - Excluir;
- Com isso, clique em Filtrar na Central eSocial - Andamento dos envios;
- O evento processado primeiro com a mesma informação voltará a aparecer no Andamento dos envios.
- Então, selecione o evento processado, e clique em Detalhes;
- Verifique no campo Número do recibo, se este está com o recibo corretamente;
- Caso este esteja em branco, conforme imagem ao lado;
- Solicitamos que entre em contato com o Suporte Alterdata para maiores verificações
Ajuste caso tenha apenas um evento com a mensagem de erro 106
Opa!
Caso haja somente um evento S-1280 com o erro 106, solicitamos que entre em contato com o Suporte Alterdata para maiores verificações.