eSocial - Erro no Evento S-1260 - O campo 'nrInsc', está com valor inválido


Quando ocorre o erro


Esta mensagem de erro na estrutura pode ocorrer no retorno do registro  S-1260 quando o número de inscrição da empresa esta inválido



De acordo com o manual Leiautes eSocial v2.5, a tag nrInsc (número de inscrição) do evento  S-1260 Deve conter um número de CNPJCPFCAEPF


Obs.: O eSocial não aceita o número do CEI como número de inscrição.


Como efetuar o ajuste


  1. Acesse o sistema PHD (Alterdata Pack) - aba "Cadastro" - ícone "Empresa";
  2. Selecione a empresa e clique em "Editar";

  3. Na aba Básico verifique e corrija o CNPJ ou CPF informado no campo "CNPJ/CPF";

  4. Clique em "Gravar"
  5. Após os ajustes, retorne ao Departamento pessoal

  6. Aba "Central eSocial" - "Andamento dos envios";

  7. Será criado um evento S-1005 de alteração para envio desta informação, aguarde este voltar processado para reenviar o S-1260;

  8. Quando o S-1005 voltar processado, clique no registro S-1260 processado com erros, e clique em "Detalhes" - "Reprocessar";

Verificação do Adquirente


  1. Acesse no sistema WDP o cadastro do Produtor Rural / Adquirente
    1. Para acessar basta ir em aba Guias - ícone Produção Rural - ícone Produtores / Adquirentes;
  2. Abra o cadastro do Produtor / Adquirente;
  3. Informe no campo CNPJ/CPF o número de inscrição correto para esse Adquirente da Produção Rural referente ao S-1260;
  4. Após clique em Gravar;
  5. Acesse a central eSocial, selecione o evento com erro e clique em Detalhes;
  6. Para que o eSocial faça uma nova validação, clique em Reprocessar;
  7. Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será enviado ao eSocial.