Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack
Quando ocorre o erro
Esta mensagem de erro na validação pode ocorrer no retorno do registro S-1210 - (Pagamentos de Rendimentos do Trabalho) quando o número de inscrição do Departamento Tomador está inválido.
De acordo com o manual Leiautes eSocial v1.0, a tag nrInsc (número de inscrição) do evento S-1210 Deve conter um número de CNPJ, CPF, CAEPF ou CNO válido.
Obs.: O eSocial não aceita o número do CEI como número de inscrição.
Como efetuar o ajuste
- Acesse o cadastro do departamento pela aba Empresa - ícone Departamento;
- Informe o código da empresa e dê um duplo clique sobre o departamento tomador;
- Para verificar a qual departamento este erro se refere, verifique no cadastro do funcionário em qual departamento ele está alocado;
- Ao acessar o cadastro do departamento tomador, verifique se o mesmo é CNPJ, CPF, CAEPF ou CNO.
Sendo CNPJ ou CPF
Verifique se o número do CNPJ ou CPF está correto, estando incorreto, ajuste e clique em Gravar.
- Somente o campo marcado na imagem ao lado deve estar informado.
Após os ajustes, será criado um evento S-1005 de alteração para envio desta informação, aguarde este voltar processado para reenviar o S-1210;
Caso o evento S-1005 de alteração não seja criado, gere uma carga complementar.
- Quando o S-1005 voltar processado, clique no registro S-1210 processado com erros, e clique em Detalhes - Reprocessar;
- Feito isso, será criado um novo registro S-1210 e enviado novamente ao eSocial com o ajuste no número de inscrição.
Sendo CAEPF
Verifique se os campos CAEPF e Tipo CAEPF estão preenchidos corretamente, e após clique em Gravar.
- Somente o campo marcado na imagem ao lado deve estar informado.
Após os ajustes, será criado um evento S-1005 de alteração para envio desta informação, aguarde este voltar processado para reenviar o S-1210;
- Caso o evento S-1005 de alteração não seja criado, gere uma carga complementar.
- Quando o S-1005 voltar processado, clique no registro S-1210 processado com erros, e clique em Detalhes - Reprocessar;
- Feito isso, será criado um novo registro S-1210 e enviado novamente ao eSocial com o ajuste no número de inscrição.
Sendo CNO
Verifique se o campo CNO está preenchido corretamente, e após clique em Gravar.
- Somente o campo marcado na imagem ao lado deve estar informado.
Após os ajustes, será criado um evento S-1005 de alteração para envio desta informação, aguarde este voltar processado para reenviar o S-1210;
Caso o evento S-1005 de alteração não seja criado, gere uma carga complementar.
- Quando o S-1005 voltar processado, clique no registro S-1210 processado com erros, e clique em Detalhes - Reprocessar;
- Feito isso, será criado um novo registro S-1210 e enviado novamente ao eSocial com o ajuste no número de inscrição.