eSocial - Erro no evento S-1210 - O campo 'codCateg', está com valor inválido
Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Quando Ocorre o Erro
Essa mensagem de erro de estrutura ocorre no retorno do Evento S-1210 quando a informação da categoria eSocial do Funcionário ou Contribuinte não está preenchida.
Quando o Funcionário ou Contribuinte é enviado ao eSocial, é preciso que no evento seja informado a categoria a qual pertence, quando essa categoria não é preenchida, o XML não possui informação para enviar e não preenche o campo referente a categoria , o que ocasiona o erro mencionado acima.
Como Efetuar o Ajuste para um Contribuinte
- Acesse o sistema do "WDP";
- Acesse o cadastro de contribuintes em "Contribuintes - Vínculo Empresarial";
- Selecione a empresa e o Contribuinte e clique em "Editar";
- Acesse a aba "Dados Complementares", no campo "Categoria eSocial" informe a categoria do Contribuinte;
- Após preencher a categoria deste, clique em "Gravar";
- Acesse Central eSocial - andamento dos envios e clique no evento S-1210 com o erro,
- Para que o eSocial faça uma nova validação do evento será necessário reprocessar o mesmo.
- Para reprocessar o S-1210 , clique em "Detalhes" - Reprocessar.
- Na aba Andamentos dos envios será apresentado um evento S-1210 que será enviado com a correção realizada.
Como Efetuar o Ajuste para um Funcionário
- Acesse o sistema do "WDP";
- Acesse a aba "Funcionário" - "Cadastro de Funcionários";
- Selecione a empresa e o Funcionário;
- Acesse a aba "Dados Contratuais", no agrupamento "Categoria", selecione o campo "eSocial" informe a categoria do Funcionário;
- Após preencher a categoria deste, clique em "Gravar";
- Acesse Central eSocial - andamento dos envios e clique no evento S-1210 com o erro,
- Para que o eSocial faça uma nova validação do evento será necessário reprocessar o mesmo.
- Para reprocessar o S-1210 , clique em "Detalhes" - Reprocessar.
- Na aba Andamentos dos envios será apresentado um evento S-1210 que será enviado com a correção realizada.
Caso a categoria já esteja correta
Caso verifique que a categoria informada já está correta.
- Acesse Central eSocial - andamento dos envios e clique no evento S-1210 com o erro,
- Para que o eSocial faça uma nova validação do evento será necessário reprocessar o mesmo.
- Para reprocessar o S-1210 , clique em "Detalhes" - Reprocessar.
- Na aba Andamentos dos envios será apresentado um evento S-1210 que será enviado com a correção realizada.