eSocial - Erro no evento S-1210 - O campo 'codCateg', está com valor inválido

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Quando Ocorre o Erro


Essa mensagem de erro de estrutura ocorre no retorno do Evento S-1210 quando a informação da categoria eSocial do Funcionário ou Contribuinte não está preenchida.

Quando o Funcionário ou Contribuinte é enviado ao eSocial, é preciso que no evento seja informado a categoria a qual pertence, quando essa categoria   não é preenchida, o XML   não possui informação para enviar e não preenche o campo referente a categoria  , o que ocasiona o erro mencionado acima.

Como Efetuar o Ajuste para um Contribuinte


  1. Acesse o sistema do "WDP";
  2. Acesse o cadastro de contribuintes em "Contribuintes - Vínculo Empresarial";
  3. Selecione a empresa e o Contribuinte e clique em "Editar";
  4. Acesse a aba "Dados Complementares", no campo "Categoria eSocial" informe a categoria do Contribuinte;
  5. Após preencher a categoria deste, clique em "Gravar";
  6. Acesse Central eSocial - andamento dos envios e clique no evento S-1210 com o erro, 
  7. Para que o eSocial faça uma nova validação do evento será necessário reprocessar o mesmo.
  8. Para reprocessar o S-1210 , clique em "Detalhes" - Reprocessar.
  9. Na aba Andamentos dos envios será apresentado um evento S-1210 que será enviado com a correção realizada.

Como Efetuar o Ajuste para um Funcionário


  1. Acesse o sistema do "WDP";
  2. Acesse a aba "Funcionário" - "Cadastro de Funcionários";
  3. Selecione a empresa e o Funcionário;
  4. Acesse a aba "Dados Contratuais", no agrupamento "Categoria", selecione o campo "eSocial" informe a categoria do Funcionário;
  5. Após preencher a categoria deste, clique em "Gravar";
  6. Acesse Central eSocial - andamento dos envios e clique no evento S-1210 com o erro, 
  7. Para que o eSocial faça uma nova validação do evento será necessário reprocessar o mesmo.
  8. Para reprocessar o S-1210 , clique em "Detalhes" - Reprocessar.
  9. Na aba Andamentos dos envios será apresentado um evento S-1210 que será enviado com a correção realizada.

Caso a categoria já esteja correta 


Caso verifique que a categoria informada já está correta.

  1. Acesse Central eSocial - andamento dos envios e clique no evento S-1210 com o erro, 
  2. Para que o eSocial faça uma nova validação do evento será necessário reprocessar o mesmo.
  3. Para reprocessar o S-1210 , clique em "Detalhes" - Reprocessar.
  4. Na aba Andamentos dos envios será apresentado um evento S-1210 que será enviado com a correção realizada.