Autor do artigo: Liedson.sup.pack
Quando ocorre o erro
Este erro de validação ocorre quando o sócio/autônomo possui o desconto de pensão alimentícia e a rubrica enviada para o eSocial no evento S-1010 sem a incidência do encargo de IRRF.
Quando o sócio/autônomo possui desconto de pensão, o evento S-1010 referente a rubrica de Pensão Alimentícia precisa ser enviado com a informação da incidência de IRRF de acordo com o manual do eSocial.
O erro acontece quando o evento S-1010 é enviado sem essa informação da incidência, sendo assim o eSocial retorna o evento S-1210 com o erro mencionado acima. Para corrigir é preciso enviar o evento S-1010 de retificação com a informação da incidência em IRRF.
Como efetuar o ajuste
- Acesse o sistema "INSS";
- Selecione "Arquivo - Tabelas - Cadastro - Eventos";
- Selecione o evento de pensão e clique em "Editar";
Marque a incidência de IRRF no evento;
É importante verificar também a aba eSocial e configurar as incidências corretamente de acordo com cada rubrica e manual do eSocial, após verificações clique em gravar.- Após ajustar e gravar, com a opção "Enviar para o eSocial" MARCADA o sistema mostrará a mensagem que foram alterados campos que são levados ao eSocial. Para fazer o reenvio marque a opção "Alterar conteúdo atual" ou "Alterar a partir de:" e clique em "Enviar";
- Na aba "Central eSocial" será apresentado um evento S-1010 que será enviado com a correção realizada.
Como Reprocessar o evento S-1210 do funcionário
Para Reprocessar o evento S-1210 siga os passos abaixo:
- Acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
- Selecione o evento com o erro, e clique em Detalhes;
- Clique em reprocessar e será apresentado outro arquivo com as informações ajustadas.
- Aguarde o retorno do mesmo como processado.