eSocial - Erro no evento S-1210 - 848 - Só pode ser utilizada rubrica cujo codIncIRRF em S-1010 seja igual a [31, 32, 33, 34, 35, 51, 52, 53, 54, 55, 81, 82, 83].

Autor do artigo: Liedson.sup.pack

Quando ocorre o erro


Este erro de validação ocorre quando o sócio/autônomo possui o desconto de pensão alimentícia e a rubrica enviada para o eSocial no evento S-1010 sem a incidência do encargo de IRRF.

Quando o sócio/autônomo possui desconto de pensão, o evento S-1010 referente a rubrica de Pensão Alimentícia precisa ser enviado com a informação da incidência de IRRF de acordo com o manual do eSocial.

O erro acontece quando o evento S-1010 é enviado sem essa informação da incidência, sendo assim o eSocial retorna o evento S-1210 com o erro mencionado acima. Para corrigir é preciso enviar o evento S-1010 de retificação com a informação da incidência em IRRF.


       



Como efetuar o ajuste



Para que o evento seja enviado  corretamente,  é preciso que esteja informado em  Ferramentas  -  Opções  -  Movimentos -   Evento de Pensão Alimentícia .
  1.  Acesse o sistema "INSS";
  2.  Selecione "Arquivo - Tabelas - Cadastro - Eventos";
  3.  Selecione o evento de pensão e clique em "Editar";
  4.  Marque a incidência de IRRF no evento;

    É importante verificar também a aba eSocial e configurar as incidências corretamente de acordo com cada rubrica e manual do eSocial, após verificações clique em gravar.
  5.  Após ajustar e gravar, com a opção "Enviar para o eSocialMARCADA o sistema mostrará a mensagem que foram alterados campos que são levados ao eSocial. Para fazer o reenvio marque a opção "Alterar conteúdo atual" ou "Alterar a partir de:" e clique em "Enviar";
  6.  Na aba "Central eSocial" será apresentado um evento S-1010 que será enviado com a correção realizada.

Lembrando que primeiro iremos enviar corretamente o evento S-1010 e somente quando o mesmo retornar como processado que iremos reprocessar o S-1210.

          

Como Reprocessar o evento S-1210 do funcionário


Para Reprocessar o evento S-1210 siga os passos abaixo:

  1. Acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
  2. Selecione o evento com o erro, e clique em Detalhes;
  3. Clique em reprocessar e será apresentado outro arquivo com as informações ajustadas. 
  4. Aguarde o retorno do mesmo como processado.



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