eSocial - Erro no evento S-1210 - 8 - Grupo 'Plano de saúde coletivo' deve ser preenchido


Autor do artigo: Pamela.sup.pack


Quando ocorre o erro?


O erro na validação do evento S-1210 ocorre quando o funcionário possui o desconto de plano de saúde/odontológico, porém o cadastro do mesmo está faltando alguma informação necessária para que o eSocial realize o processamento do evento S-1210.


Para que o eSocial realize a validação correta do evento S-1210 de funcionário com desconto de plano em folha é necessário conferir se está faltando alguma informação, como, por exemplo: o Vinculação da rubrica, Vinculação do beneficiário no plano, fórmula do plano, etc

          


Dica

Para corrigir o erro, realize o passo a passo a seguir:

Verificando o Cadastro do plano


  1. Acesse o WDP, clique na aba Funcionário;
  2. Selecione o módulo: Planos de Saúde;
  3. Clique no Plano;
  4. Verifique a tabela do plano conforme a Forma de apuração selecionada;
  5. Verifique o período de vigência do Plano;

  6. Verifique o valor a ser descontado caso selecione Apuração Mensal ou Fixo;

  7. Caso selecione apuração participativo ou outras formas de cálculo, o valor deverá ser lançado no Lançamento por funcionário.

Verificando os Eventos vinculados ao Plano


Na mesma tela do procedimento acima, realize o seguinte passo a passo:

  1. Verifique se o Evento vinculado ao Plano é o mesmo Evento que o funcionário tem descontado em sua Folha;
  2. Verifique se a forma de apuração dos valores está correta.

Verificando os Beneficiários


  1. Acesse a tela inicial do módulo de Plano de Saúde;
  2. Selecione a operadora e o Plano de Saúde;
  3. Clique em Beneficiários;
  4. Verifique se o Beneficiário está vinculado ao plano;
  5. Verifique se a Rubrica vinculada ao Beneficiário está correto;
  6. Verifique se a Vigência de uso informada está correta.


Verificando o cadastro do Dependente


Acesse o cadastro do funcionário em "aba Funcionário - Funcionário";

    1. Selecione a empresa e o funcionário;
    2. Verifique o cadastro do dependente no ícone "Dependentes";
    3. Selecione o dependente e clique em "Editar";
    4. Na aba "Geral" verifique se o campo "Fim Dep" está preenchido;
    5. Caso esteja, será necessário retirar a data do campo e enviar um novo S-2205 para o eSocial com os dados atualizados.



Observação

Se o campo estiver em branco no sistema e no eSocial estiver preenchido, será necessário atualizar as informações no portal.


Reenviando as informações para o eSocial


  1. Após efetuar todos os ajustes será necessário Reprocessar a folha, para isso exclua os Envios feitos ao eSocial: S-1210 e S-1200.
  2. Para identificar em qual referência será necessário excluir o S-1200 verifique no evento S-1210 a tag "perApur";
  3. No exemplo ao lado, o evento está relacionado ao período 01/2025, neste caso, será necessário excluir o S-1200 e o S-1210 de 01/2025;



Atenção!

Caso o período de referência dentro do S-1210 seja anterior ao mês de referência atual, será necessário excluir o S-1200 da competência passada.
Como corrigir o erro Grupo 'Plano de saúde coletivo' deve ser preenchido? Passo a passo para corrigir o erro Grupo 'Plano de saúde coletivo' deve ser preenchido? Como ajustar o erro Grupo 'Plano de saúde coletivo' deve ser preenchido? Grupo 'Plano de saúde coletivo' deve ser preenchido como corrigir? O que fazer para corrigir o erro Grupo 'Plano de saúde coletivo' deve ser preenchido? Erro Grupo 'Plano de saúde coletivo' deve ser preenchido como corrigir? Grupo 'Plano de saúde coletivo' deve ser preenchido. Erro 8 - Grupo 'Plano de saúde coletivo' deve ser preenchido. Verifique as condições de preenchimento no leiaute no evento S-1210