Autor do artigo: Pamela.sup.pack
Quando ocorre o erro?
O erro na validação do evento S-1210 ocorre quando o funcionário possui o desconto de plano de saúde/odontológico, porém o cadastro do mesmo está faltando alguma informação necessária para que o eSocial realize o processamento do evento S-1210.
Dica
Para corrigir o erro, realize o passo a passo a seguir:
Verificando o Cadastro do plano
- Acesse o WDP, clique na aba Funcionário;
- Selecione o módulo: Planos de Saúde;
- Clique no Plano;
- Verifique a tabela do plano conforme a Forma de apuração selecionada;
Verifique o período de vigência do Plano;
Verifique o valor a ser descontado caso selecione Apuração Mensal ou Fixo;
Caso selecione apuração participativo ou outras formas de cálculo, o valor deverá ser lançado no Lançamento por funcionário.
Verificando os Eventos vinculados ao Plano
Na mesma tela do procedimento acima, realize o seguinte passo a passo:
- Verifique se o Evento vinculado ao Plano é o mesmo Evento que o funcionário tem descontado em sua Folha;
- Verifique se a forma de apuração dos valores está correta.
Verificando os Beneficiários
- Acesse a tela inicial do módulo de Plano de Saúde;
- Selecione a operadora e o Plano de Saúde;
- Clique em Beneficiários;
- Verifique se o Beneficiário está vinculado ao plano;
- Verifique se a Rubrica vinculada ao Beneficiário está correto;
- Verifique se a Vigência de uso informada está correta.
Verificando o cadastro do Dependente
Acesse o cadastro do funcionário em "aba Funcionário - Funcionário";
- Selecione a empresa e o funcionário;
- Verifique o cadastro do dependente no ícone "Dependentes";
- Selecione o dependente e clique em "Editar";
- Na aba "Geral" verifique se o campo "Fim Dep" está preenchido;
- Caso esteja, será necessário retirar a data do campo e enviar um novo S-2205 para o eSocial com os dados atualizados.
Observação
Se o campo estiver em branco no sistema e no eSocial estiver preenchido, será necessário atualizar as informações no portal.
Reenviando as informações para o eSocial
- Após efetuar todos os ajustes será necessário Reprocessar a folha, para isso exclua os Envios feitos ao eSocial: S-1210 e S-1200.
- Para identificar em qual referência será necessário excluir o S-1200 verifique no evento S-1210 a tag "perApur";
- No exemplo ao lado, o evento está relacionado ao período 01/2025, neste caso, será necessário excluir o S-1200 e o S-1210 de 01/2025;
Atenção!