Autor do artigo: AnaRezende.sup.pack
Quando ocorre o erro?
A mensagem de erro de validação no evento S-1210 ocorre quando o eSocial não reconhece o envio do S-1200 e ou S-2299 referente aquela remuneração.
Ao enviar o evento S-1210 o eSocial compara com as informações enviadas anteriormente no S-1200 e ou S-2299 para poder validá-lo. Quando não é encontrado o S-1200/S-2299 ou alguma informação importante está divergente entre o S-1210 e S-1200/S-2299 o eSocial acusa o erro informado acima. A mensagem de erro de validação no evento S-1210 (Pagamentos de Rendimentos do Trabalho) ocorre quando a folha é reprocessada com os registros S-1200 ainda processados.
O bloqueio da anulação de Folha, processo de 13º e Rescisão, foi criado como uma proteção do sistema para que não haja conflito de informação do sistema com o eSocial. Dessa forma, para realizar a anulação, será necessário excluir primeiro os eventos S-1200, S-2299 e S-2210.
Como efetuar o ajuste?
- Acesse o sistema Departamento Pessoal - aba Central eSocial - Andamento dos envios, verifique se não foi enviado o S-1200/S-2299 para o funcionário;
- Acesse a aba Central eSocial - Remunerações e pagamentos selecione a empresa e o período.
- Selecione ao(s) funcionário e verifique a situação do evento S-1200 / S-2299.
- Após enviar o S-1200 / S-2299 e o mesmo processar. selecione o evento S-1210 processado com erro e clique em Detalhes - Reprocessar.
- Acompanhe o retorno do evento na Central eSocial - Andamento dos envios e verifique se o evento retornará processado com sucesso.
Se estiver em branco é porque o evento não foi enviado, sendo necessário selecionar o evento e enviar. Se estiver com status Processado com erros é necessário analisar em andamento dos envios a mensagem de erro que ocorre para realizar o ajuste
Em alguns casos é necessário excluir o S-1210 com erro e após excluir o S-1200/ S-2299 e reenviá-los novamente.