eSocial - Erro no Evento S-1210 - 381 - CPF inválido

Localização: /eSocial/evtPgtos/ideBenef/cpfBenef

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro na validação ocorre no evento S-1210 - (Pagamentos de Rendimentos do Trabalho) quando o CPF do funcionário/sócio/autônomo está com numeração inválida.

Verifique que na coluna Descrição está informado qual contribuinte está com o erro.

Como efetuar o ajuste - Funcionário 


  1. Acesse a aba Funcionário - ícone Cadastro de Funcionários;
  2. Selecione a empresa e o funcionário;
  3. Acesse a aba  Documentos, sub-aba Básicos;
  4. Realize a conferência do CPF e informe o número correto do CPF do funcionário, de acordo com o número informado no evento de cadastro S-2200;
  5. Após clique em  Gravar;
  6. Acesse a Central eSocial, selecione o evento S-1210 com erro e clique em Excluir;
  7. Agora para reenviar acesse a aba Central eSocial, sub-aba Remunerações e pagamentos, selecione a empresa e o período;
  8. Selecione o(s) funcionário(s) e envie o S-1210;
  9. Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.


Como efetuar o ajuste - Sócio


  1. No WPHD acesse a aba "Cadastro - Sócios";
  2. Acesse a aba  Complementar, agrupamento Documentos, campo CNPJ/CPF;
  3. Realize a conferência do CPF e informe o número correto do CPF do sócio;
  4. Após clique em  Gravar;
  5. Acesse a Central eSocial, selecione o evento S-1210 com erro e clique em Excluir;
  6. Agora para reenviar acesse a aba Central eSocial, sub-aba Remunerações e pagamentos, selecione a empresa e o período;
  7. Selecione o(s) sócio(s) e envie o S-1210;
  8. Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.


Como efetuar o ajuste - Autônomo


  1. No Departamento Pessoal acesse a aba "Contribuinte / Autônomo".
  2. Localize o autônomo em questão e clique na opção Editar
  3. Acesse a aba  Documentos, campo CPF;
  4. Realize a conferência do CPF e informe o número correto do CPF do autônomo;
  5. Após clique em  Gravar;
  6. Acesse a Central eSocial, selecione o evento S-1210 com erro e clique em Excluir;
  7. Agora para reenviar acesse a aba Central eSocial, sub-aba Remunerações e pagamentos, selecione a empresa e o período;
  8. Selecione o(s) autônomo(s) e envie o S-1210;
  9. Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.