eSocial - Erro no evento S-1200 - O campo Código Lotação não foi preenchido

O campo codLotacao não foi preenchido

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro na validação acontece no evento S-1200 - (Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previd. Social ) quando o funcionário pertence a algum departamento tomador ou filial que não possui lotação informada no cadastro.

Como efetuar o ajuste


Para realizar o ajuste no evento S-1200 é preciso que primeiro seja informada a lotação no cadastro do estabelecimento que o funcionário está alocado

  • Primeiro deverá ser verificado em qual estabelecimento o funcionário está alocado, em seguida, realize o procedimento abaixo de acordo com o estabelecimento do funcionário.

Como informar a lotação no cadastro do Departamento Tomador


  1. Acesse a aba Empresa e selecione a opção Departamento;
  2. Informe  a empresa;
  3. Selecione o departamento (Tomador) do funcionário e clique em Editar
    • Será aberta a tela com o cadastro do departamento.
  4. Na aba Dados, campo Lotação clique na lupa;       
    • Aparecerá a listagem das lotações cadastradas.
  5. Selecione a lotação correspondente ao departamento e clique em Selecionar;
  6. Após informar a lotação, clique em Gravar.
    • Nos casos onde ainda não  há lotação cadastrada com as informações informadas, ao clicar em Gravar o sistema irá questionar se deseja cadastrar uma nova lotação. Caso não tenha criada ainda, basta clicar em Sim e aparecerá a tela de criação da lotação.

Como informar a lotação no cadastro da Filial


  1. Acesse o cadastro da empresa em Empresa - Empresa;
  2. Selecione a empresa e clique em Editar;
    • Será aberta a tela com o cadastro da empresa.
  3. Na aba Geral, no campo Lotação clique na lupa;
  4. Selecione a lotação correspondente a empresa filial e clique em Selecionar;
  5. Após informar a lotação, clique em Gravar.
    • Nos casos onde ainda não  há lotação cadastrada com as informações informadas, ao clicar em Gravar o sistema irá questionar se deseja cadastrar uma nova lotação. Caso não tenha criada ainda, basta clicar em Sim e aparecerá a tela de criação da lotação.

Como efetuar o ajuste no evento S-1200


Para finalizar o ajuste será preciso primeiro aguardar o evento S-1020 referente a esta alteração ser enviada e após reprocessar o evento. Para isso, realize o procedimento abaixo:

  1. Aguarde o evento S-1020 voltar processado, caso o evento não tenha sido enviado gere a carga complementar.
  2. Após, acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
  3. Selecione o evento S-2299 com o clique em Detalhes;
  4. Para que o eSocial realize a nova validação, clique em Reprocessar;
  5. Confirme o reprocessamento clicando em Sim;
    • Será criado um evento na Central eSocial - Andamento dos envios com o status Pronto para envio.
  6. Na aba Andamento dos envios acompanhe o envio e retorno do evento ao eSocial.

segurança imobiliária segurança imobiliária