Autor do artigo: Brendacosta.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro de validação no evento S-1200 ocorre quando o evento S-1010, referente a rubrica de plano de saúde, foi enviada ao eSocial com a natureza tributária errada
Na coluna "Descrição" está informado qual funcionário está com o erro
Quando é enviado algum evento de remuneração ao eSocial o site realiza a comparação entre as rubricas que foram enviadas no S-1010 com as rubricas enviadas no evento de remuneração, com isso, quando encontra alguma divergência retorna com um erro.
O erro mencionado acima acontece quando o S-1200 contém alguma rubrica de plano de saúde, porém quando foi enviado o S-1010 dessa rubrica a natureza tributária não estava como 9219 - Desconto de assistência médica ou odontológica, por isso o eSocial encontra divergência entre as informações prestadas anteriormente como as informações prestadas no S-1200.
Como efetuar o ajuste
- Acesse o consulta de valores e identifique qual a rubrica de plano de saúde utilizada;
- Acesse a aba Folha, Eventos (rubricas), opção "Cadastro";
- Selecione a Rubrica e clique em "Editar"; Marque a opção "Mudar configurações do evento";
- Avance a tela, ajuste o campo "Natureza Tributária da Rubrica para o eSocial" e clique em "Concluir";
- A natureza tributária padrão para a rubrica de plano de saúde é 9219 - Desconto de assistência médica ou odontológica;
Após ajustar e gravar, com a opção "Enviar para o eSocial" MARCADA o sistema mostrará a mensagem que foram alterados os campos que são levados ao eSocial. Para fazer o reenvio marque a opção "Alterar conteúdo atual"e clique em "Enviar";
Quando o evento S-1010 retornar como "Processado", será necessário reenviar o evento S-1200;
Como Reenviar o evento S-1200 do funcionário
Para Reenviar o evento S-1200 siga os passos abaixo:
- Devemos excluir o S-1200 com o erro, para isso temos duas formas:
a. Acesse a "Central eSocial", selecione o evento S-1200 com erro e clique em "Excluir";
b. Ou ainda na "Central eSocial", sub-aba "Remunerações e pagamentos", selecione a empresa e o período;
. Selecione o(s) funcionário(s) e exclua o S-1200; - Agora para reenviar acesse a aba "Central eSocial", sub-aba "Remunerações e pagamentos", selecione a empresa e o período;
- Selecione o(s) funcionário(s) e envie o S-1200;
- Na aba "Central eSocial" será apresentado o evento que será reenviado ao eSocial.