eSocial - Erro no evento S-1200 - 553 - Informações de plano privado coletivo empresarial de assistência à saúde não deve ser preenchido
553 - Grupo 'Informações de plano privado coletivo empresarial de assistência à saúde' não deve ser preenchido. Verifique as condições de preenchimento no leiaute.
Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack
Quando ocorre o erro
Este erro ocorre no retorno do registro S-1200 quando a Natureza Tributária da rubrica está errada ou quando o funcionário está alocado em um plano de saúde/odontológico indevidamente.
Como efetuar o ajuste
Verificando a Natureza Tributária da rubrica
- Acesse a aba Folha - Eventos (Rubricas) - Cadastro .
- Selecione a rubrica de plano de saúde calculada para o funcionário e clique em Editar.
- Selecione a opção "Mudar configuração do evento" e clique em Avançar.
- No campo "Natureza tributária da rubrica para o eSocial" selecione a natureza "9219 - Desconto de assistência médica ou odontológica".
- Clique em Gravar.
- Após realizar o ajuste será apresentado um quadro para enviar alteração para o eSocial, marque a opção de "Alterar conteúdo atual"
- Será enviado um novo S-1010 para a rubrica. Aguarde o mesmo ficar processado para dar continuidade.
- Após o S-1010 retornar como processado acesse a "Central eSocial - Andamento dos envios".
- Localize o evento com o erro, clique em "Detalhes - Reprocessar".
- Aguarde o retorno do evento S-1200 e verifique se foi processado com sucesso.
Verificando as configurações do Plano de Saúde/Odontológico
- Acesse a aba Funcionário - Planos de saúde
- Selecione a Operadora do plano em questão e clique em "Planos"
- Selecione o Plano de saúde e clique em "Beneficiários"
- Selecione a Empresa e verifique se o funcionário está vinculado indevidamente
- Caso o funcionário esteja alocado indevidamente selecione-o e clique em "Desvincular"
- Após ajustar, reprocesse a folha do funcionário para que seja ajustado.
- Após reprocessar, acesse a "Central eSocial - Andamento dos envios".
- Localize o evento com o erro "Detalhes - Reprocessar".
- Aguarde o retorno do evento S-1200 e verifique se foi processado com sucesso.