eSocial - Erro no Evento S-1200 - 312 - A categoria informada deve ser igual a existente no cadastro do trabalhador no Ambiente Nacional da eSocial.

Erro no Evento S-1200 - 312 - A categoria informada deve ser igual a existente no cadastro do trabalhador no Ambiente Nacional da eSocial.\nAção Sugerida: Verificar a categoria informada conforme Tabela 1, (Categorias de Trabalhadores).

Autor do artigo: Pamela.sup.pack




Quando ocorre o erro


Este erro ocorre no retorno do registro S-1200 quando a categoria informada no registro está diferente do código de categoria informado no registro de admissão do trabalhador (S-2200).



Como efetuar o ajuste caso a categoria do funcionário esteja incorreta no sistema


Para realizar o ajuste, primeiro deverá verificar no site do eSocial, qual a categoria que o funcionário está cadastrado. Para isso:

  • Acesse o site do eSocial, e verifique os dados do funcionário qual a categoria que o mesmo está cadastrado.

Após a verificação acesse em:

  1. Acesse em Funcionário - Funcionário - selecione a empresa e o funcionário em questão;
  2. Acesse na aba Dados contratuais, e encontre o campo Categoria eSocial;
  3. Após encontrar e o campo estiver com o código incorreto, ajuste informando o código de categoria correto e clique em Gravar;
  4. Feito isso, será criado um registro S-2206 de alteração e enviado ao eSocial para que seja ajustada a categoria do funcionário;
  5. Após o registro de alteração retornar como processado acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
  6. Selecione o evento com o erro, e clique em Detalhes;
  7. Clique em Reprocessar e será apresentado outro arquivo com as informações ajustadas;
  8. Aguarde o retorno do mesmo como processado.

 

 Como efetuar o ajuste caso a categoria do funcionário esteja correta no site e no sistema


  1. Funcionário - Funcionário - selecione a empresa e o funcionário em questão;
  2. Acesse na aba Dados contratuais, e encontre o campo Categoria eSocial;
  3. Confira qual a categoria informada no mesmo, e após acesse o site do eSocial, pesquise o cadastro deste funcionário e verifique se a categoria está de acordo;
  4. Estando iguais e corretas, realize o seguinte procedimento;
  5. No sistema WDP, Acesse Central eSocial - Andamento dos envios - e encontre o Registro S-1200 com o erro, clique em Detalhes e Reprocessar;
  6. Na aba "Central eSocial" será apresentado o novo registro S-1200 que será reenviado ao eSocial.

 

 


Como resolver o erro a categoria informada deve ser igual a existente no cadastro do trabalhador no Ambiente Nacional da eSocial? Erro A categoria informada deve ser igual a existente no cadastro do trabalhador no Ambiente Nacional da eSocial como corrigir? Passo a passo para resolver o erro a categoria informada deve ser igual a existente no cadastro do trabalhador no Ambiente Nacional da eSocial? Erro 312 no evento 1200 como resolver? Como corrigir o erro A categoria informada deve ser igual a existente no cadastro do trabalhador no Ambiente Nacional da eSocial? 312 - A matrícula 'xxxxxxxxxxxxxxxx' ou categoria 'xxx' informada deve ser igual a existente no cadastro do trabalhador no Ambiente Nacional do eSocial no evento S-1200