eSocial - Erro no evento S-1200 - 261 - Categoria do trabalhador incompatível com a lotação e classificação tributária do empregador.



261 - Categoria do trabalhador '101' incompatível com a lotação do tipo '0' e classificação tributária do empregador '99'.

Ação: O valor informado no campo deverá ser compatível com a Lotação e classificação tributária do CONTRIBUINTE informada no Evento de "Informações Cadastrais do Empregador", conforme Tabela 11 (Compatibilidade entre Categoria de Trabalhadores, Classificação Tributária e Tipos de Lotação)

Localização:/eSocial/evtRemun/dmDev/codCateg

Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação ocorre quando esta sendo enviado um registro S-1200 - (Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previd. Socialpara o eSocial, as informações de Categoria do TrabalhadorTipo Lotação e Classificação Tributária do Empregador não são compatíveis. 

Essas informações devem ser consultadas na Tabela 11 (Compatibilidade entre Categoria de Trabalhadores, Classificação Tributária e Tipos de Lotação) do Manual do eSocial.




Como realizar a conferência


Para verificar a categoria do trabalhador, acesse:

  1. Aba Funcionário > Funcionário;
  2. No cadastro do funcionário, vá na aba Dados Contratuais;
  3. Agrupamento Categoria, campo eSocial.
- Para verificar a lotação em que o funcionário está alocado, certifique-se de que este não está alocado em departamento tomador.
Alocado em Departamento tomador: Acesse o cadastro do Departamento, e verifique o campo "Lotação", localizado no agrupamento GPS;
Alocado em Departamento Administrativo: Acesse o cadastro da empresa e verifique o campo "Lotação";

Após saber qual o código da lotação correspondente ao funcionário:

  1. Vá na aba Empresa > Lotação Tributária;
  2. Localize a lotação em questão e clique em editar;
  3. Verifique qual o Tipo de Lotação informado.
  •  Para consultar a classificação tributária da empresa, acesse:
  1. Aba Empresa > Empresa;
  2. Busque pela empresa em questão e clique em Editar;
  3. Após, consulte a informação no campo Class. Tributária.

     Após ter realizado as verificações, deve acessar a Tabela 11 (Compatibilidade entre Categoria de Trabalhadores, Classificação Tributária e Tipos de Lotação) do Manual do eSocial.

Verifique qual informação esta incompatível para realizar o ajuste:

                                                                                                   


Como realizar o ajuste caso tenha que ajustar a categoria de trabalhadores


  1. Acessar WDP - aba Funcionário - ícone Funcionário;
  2. Informe a empresa e selecione o funcionário;
  3. Acessar a aba Dados Contratuais - Categoria - eSocial;
  4. Preencher com a categoria correta e clicar em "Gravar".

    Lembrando que neste caso será enviado o registro S-2206 referente a alteração no cadastro do funcionário. 
  5.  Após o S-2206 retornar como processado, basta acessar a central eSocial, selecionar o evento S-1200 em "Detalhes" e reprocessar o evento.



Como realizar o ajuste caso tenha que ajustar a classificação tributária


  1. Acessar WDP - aba Empresa - ícone Empresa; duplo clique sobre a empresa - aba Geral - campo Class. Tributária;
  2. Preencher com a classificação tributária correta e clicar em "Gravar" , ao clicar em gravar aparecerá a mensagem conforme abaixo, selecione a opção desejada e clique em enviar.

    Lembrando que neste caso será enviado o registro S-1000 referente a alteração no cadastro da empresa. 
  3. Após o S-1000 retornar como processado, basta acessar a central eSocial, selecionar o evento S-1200 em "Detalhes" e reprocessar o evento.



Como realizar o ajuste caso tenha que ajustar o tipo de lotação


  1. Acessar WDP - aba Empresa - ícone Lotação Tributária;
  2. Informe a empresa e clique em "Novo";
  3. Cadastre uma nova lotação para vincular ao departamento;
  4. Acessar WDP - aba Empresa - ícone Departamento;
  5. Informe a empresa e dê um duplo clique sobre o departamento;
  6. Apague a data inicial e cadastre novamente com a lotação tributária correta. 
  7. Clique em "Gravar" , ao clicar em gravar aparecerá a mensagem conforme abaixo, selecione a opção desejada e clique em enviar.

    Lembrando que neste caso será enviado o registro S-1020 referente a alteração no cadastro da empresa. 
  8.  Após o S-1020 retornar como processado, basta acessar a central eSocial, selecionar o evento S-1200 em "Detalhes" e reprocessar o evento.