eSocial - Erro no evento S-1200 - 253 - Categoria do trabalhador inválida

Localização: /eSocial/evtRemun/ideTrabalhador/infoMV/remunOutrEmpr/codCateg

Autor do artigo: MatheusMota.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação ocorre quando está sendo enviado um registro S-1200 - (Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previd. Socialpara o eSocial e a categoria do Trabalhador que possui Múltiplos Vínculos não está em conformidade com a Tabela de Categorias do eSocial (confira a Tabela Clicando Aqui) no XML na parte dos dados da Empresa no qual teve Remuneração anterior. 

Como efetuar o ajuste quando as empresas são processadas no sistema


Se as empresas estão cadastradas na mesma Base de Dados no sistema Departamento Pessoal, siga este procedimento:

  1. Acesse o sistema Departamento Pessoal, vá na aba Funcionários e clique no ícone de Funcionários;
  2. Selecione a empresa com processo anterior ao da empresa em que o funcionário está com S-1200 com erro;
  3. Acesse a aba Dados Contratuais > sub-aba Admissão e, no campo Categoria, confirme o código da categoria dele no campo eSocial;
  4. Em seguida clique em Gravar;
  5. Agora será necessário ir na aba do tipo de processamento (Folha, Férias, Décimo Terceiro ou Rescisão), clicar em Anulação de Processos, selecionar a empresa referente ao S-1200 e anular o processo que gerou o evento (caso queira saber mais sobre como anular os processos, Clique Aqui);
  6. Após a anulação, você já pode Reprocessar para levar os dados corretos para o XML;
  7. Em seguida, vá na Central eSocial Andamentos dos envios e selecione o S-1200 em questão;
  8. Clique em Detalhes para abrir os detalhes do evento e clique no ícone Reprocessar;
  9. Agora o evento será reenviado ao eSocial com a alteração na categoria.

Como efetuar o ajuste quando a empresa anterior não é processada no mesmo sistema


Se a empresa anterior ao processo da que é realizada no sistema Departamento Pessoal é externa, isto é, não está cadastrada na mesma Base de Dados, siga este procedimento:

  1. Neste caso, o primeiro passo será anular o processo que foi realizado, então vá na aba do tipo de processamento (Folha, Férias, Décimo Terceiro ou Rescisão), clique em Anulação de Processos, selecione a empresa referente ao S-1200 e anule o processo que gerou o evento (caso queira saber mais sobre como anular os processos, Clique Aqui);
  2. Agora vá na aba Folha e clique no ícone  Múltiplos Vínculos
  3. Selecione a Empresa interna e o Trabalhador, selecione o lançamento da empresa externa e clique no ícone Editar;
  4. Nesta nova tela, ajuste o código informado no campo Categoria e clique em Gravar;
  5. Neste ponto, você já pode Reprocessar;
  6. Em seguida, vá na Central eSocial Andamentos dos envios e selecione o S-1200 em questão;
  7. Clique em Detalhes para abrir os detalhes do evento e clique no ícone Reprocessar;
  8. Agora o evento será reenviado ao eSocial com a alteração na categoria.