eSocial - Erro no Evento S-1200 - 252 - CBO inválido.
252 - CBO inválido. Ação: O valor informado no campo deverá existir na Tabela de CBO. Localização: /eSocial/evtRemun/dmDev/infoComplCont/codCBO
Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack
Quando ocorre o erro
Esse erro de validação ocorre no retorno do Evento S-1200 quando CBO informado no Contribuinte/ Funcionário está incorreto.
Validação: Deve ser um código existente na tabela de CBO, com 6 (seis) posições.
Caso tenha dúvidas de qual CBO deve ser formado, sugerimos que verifique com sua Consultoria.O suporte Alterdata não orienta qual vinculação deverá ser realizada.
Como conferir no Funcionário/ Estagiário
- Acesse o cadastro do funcionário em Funcionário - Funcionário
- Na aba Informações da folha - Informações de Cálculos,
- Confirme se o CBO está informado corretamente;
- Caso não esteja, será necessário ajustar o CBO no cadastro da função conforme o ultimo tópico;
- Após os ajustes, acesse a Central eSocial - andamento dos envios e clique no evento S-1200 com o erro,
- Selecione o evento S-1200 com o erro, clique em "Detalhes" - Reprocessar.
- Será apresentado um evento S-1200 que será enviado com a correção realizada.
Como conferir no Autônomo
- No sistema Departamento Pessoal - aba Contribuinte - Vínculo Empresarial;
- Selecione o autônomo e na aba Dados Complementares, confirme se o CBO está informado corretamente,
- Caso não esteja, será necessário ajustar o CBO no cadastro da função conforme o ultimo tópico;
- Após os ajustes, acesse a Central eSocial - andamento dos envios e clique no evento,
- Selecione o evento S-1200 com o erro, clique em "Detalhes" - Reprocessar.
- Será apresentado um evento S-1200 que será enviado com a correção realizada.
Como conferir no Sócio
- No sistema WPHD, aba Cadastro, selecione a Empresa;
- Na barra superior, clique na sub-aba "Sócios" ou no ícone .
- Na aba Básico, confirme se o CBO está informado corretamente,
- Caso não esteja, será necessário ajustar o CBO no cadastro da função conforme o ultimo tópico;
- Após os ajustes, acesse a Central eSocial - andamento dos envios e clique no evento,
- Selecione o evento S-1200 com o erro, clique em "Detalhes" - Reprocessar.
- Será apresentado um evento S-1200 que será enviado com a correção realizada.
Como efetuar o ajuste na função
- Acesse a aba "Tabelas / Funções".
- Selecione a função que apresentou o erro e clique em "Editar".
- No quadro CBO clique na Lupa.
- Selecione o CBO correspondente a função e clique em "Selecionar".
- Após conferir o CBO clique em "Gravar".
- Acesse a Central eSocial, clique na aba "Andamento dos envios", localize o evento com o erro
- Após localizar o evento clique em "Detalhes-Reprocessar"