eSocial - Erro no Evento S-1200 - 17 - O campo "tipo de Inscrição" está invalido

17 - A estrutura do arquivo XML está em desconformidade com o esquema XSD.The element 'ideEstabLot' in namespace 'http://wwwesocial.gov.br/schema/evt/evtRemun/v_S_01_00_00' has invalid child element 'nrInsc' in namespace 'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtRemun/v_S_01_00_00'. List of possible elements expected: 'tpInsc' in namespace 'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtRemun/v_S_01_00_00'.


Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack

Quando Ocorre o Erro


Essa mensagem de erro na validação do evento S-1200 (Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previd. Social) ocorre quando há conflito na informação do CNPJ/CPF com o CEI e/ou quando o tipo de Lotação Tributária está incompatível com o departamento.

Como efetuar o ajuste do campo "Tipo de Inscrição"


Para efetuar o ajuste no campo Tipo de Inscrição temos que observar duas possíveis causas, pois o erro pode estar tanto no tipo de lotação quanto no conflito entre o CNPJ/CPF e o CEI.


Quando o departamento é tomador é necessário cadastrar uma lotação correspondente ao mesmo e informar o CNPJ ou o CEI no seu cadastro. O erro acontece quando essas informações não estão coerentes.

Por exemplo, o departamento é uma obra própria da empresa mas está cadastrado com um tipo de lotação que não corresponde a obra própria.

Caso o ajuste seja no tipo da lotação tributária


  1. Acesse o Cadastro do Departamento que corresponde ao que o trabalhador do S-1200 está alocado;

  2. Na aba Dados verifique o campo Lotação;
    • Para realizar o ajuste será preciso criar uma lotação com o Tipo Lotação correto.
  3. Acesse a aba Empresa > ícone Lotação Tributária;
  4. Informe a Empresa e clique em Novo;
    1. Informe uma Descrição para a Lotação;
    2. Informe o Tipo de LotaçãoFPAS Cód de Terceiros que correspondem ao departamento e clique em Gravar;
  5. A lotação foi criada. Agora é preciso vincular a mesma ao departamento.
(aviso) Realize essa verificação no cadastro da empresa também.
  1. Acesse a Central eSocial - Andamento dos Envios;
  2. Selecione o evento S-1200 com o clique em Detalhes-Reprocessar;
  3. Será criado um evento S-1200 com o ajuste realizado, acompanhe o envio e retorno do evento através da aba Andamento dos envios.
  4. Aguarde a confirmação que o evento seja processado.


Caso tenha dúvidas sobre quais informações deverá utilizar no cadastro da Lotação Tributária, sugerimos que seja visto com a sua consultoria contábil e ou com a própria Receita Federal. Pois o suporte Alterdata não orienta qual vinculação deverá ser realizada.

Caso o ajuste seja no CNPJ/CPF/CEI


  1. Acesse o cadastro do departamento, na aba Dados verifique os campos CNPJ/CPF e CEI;
  2. Verifique se os campos terão as duas informações preenchidas, realize o preenchimento ou ajuste e clique em Gravar;

    No cadastro dos departamentos não poderá conter a informação do CEI e do CNPJ ao mesmo tempo. Para o correto preenchimento caso o departamento seja CEI deverá ser informado o CPF do responsável pelo CEI para que não ocorra erro no "Meu gerente" e no eSocial.
  3. Acesse a Central eSocial > Andamento dos Envios;
  4. Selecione o evento S-1200 com o erro e clique em Detalhes;
  5. Dentro dos Detalhes do evento, clique no ícone Reprocessar;
  6. Será criado um novo evento S-1200 com o ajuste realizado, acompanhe o envio e retorno do evento através da aba Andamento dos envios.