eSocial - Erro no evento S-1200- 17 - O campo 'Número do processo judicial' está invalido

17 - A estrutura do arquivo XML está em desconformidade com o esquema XSD.The element 'procJudTrab' in namespace 'http://wwwesocial.gov.br/schema/evt/evtRemun/v02_05_00' has invalid child element 'codSusp' in namespace 'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtRemun/v02_05_00'. List of possible elements expected: 'nrProcJud' in namespace 'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtRemun/v02_05_00'

Autor do artigo: Brendacosta.sup.pack


Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do Evento S-1200 quando a empresa está configurada como dispensada de contratação PCD por processo judicial, porém os dados do processo não estão cadastrados ou possui algum processo no cadastro do funcionário sem informação.

Como efetuar o ajuste


  1. Acesse no cadastro da empresa a aba "eSocial".
  2. Verifique que o quadro "Contratação de pessoa com deficiência (PCD)" está marcado como "Dispensado (processo judicial)".
  3. Acessando a aba  "Informações Judiciais e Administrativas" e clique em  +  para adicionar informação do processo.
    • No campo "Motivo Processo" selecione "Dispensado da contratação de PCD";
  4. Após ajustar e gravar, o sistema mostrará mensagem que foram alterados campos que são levados ao eSocial. Marque a opção "Alterar conteúdo atual"  e clique em  "Enviar".
  5.  Pode verificar também no cadastro do funcionário se possui algum processo cadastrado incorretamente
  6. Na aba Funcionário- Funcionário seleciona a empresa e o funcionário que consta o erro, na aba gestão - Processos judiciais 
  7. Após realizar o ajuste, clique em Gravar;
  8. Acesse a Central eSocial, selecione o evento com erro e clique em Detalhes;
  9. Para que o eSocial faça uma nova validação, clique em Reprocessar;
  10. Será apresentado um evento que será enviado ao eSocial.


Empresa não dispensada da contratação de PCD por processo judicial.  
Quando a empresa não está dispensada da contratação de PCD por processo judicial será preciso ajustar a opção no cadastro da empresa, aba " eSocial", campo " Contratação de pessoa com Deficiência (PCD)" e reenviar o evento S-1200.