1090 - Validação cadastral no NIS não realizada. Pendente de validação futura. Localização:/eSocial/evtAltCadastral/ideTrabalhador/cpfTrab
Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do evento S-1200 - (Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previd. Social) quando as informações relativas ao PIS, CPF ou data de nascimento do funcionário está com alguma divergência. Sendo necessário e conferir, ajustar e enviar as alterações ou retificações dessas informações.
Caso tenha dúvidas sobre as informações do Funcionário, sugerimos que seja visto com a sua consultoria contábil.
O suporte Alterdata não orienta qual vinculação deverá ser realizada.
Importante:
Retificações são diferentes de alterações cadastrais:
- Caso a informação no evento S-2200 estava correto e foi alterado, basta enviar um evento de alteração cadastral.
- Caso realmente este estava incorreto desde o início, será necessário retificar.
Lembrando que o CPF e a data de nascimento é possível apenas retificar, visto que alterações destes não são permitidas pela RFB.
Como efetuar o ajuste
- Acesse o cadastro do funcionário em Funcionário - Funcionário, informe a empresa e selecione o funcionário;
- Na aba Dados Cadastrais - Informações Complementares, verifique as informações de nascimento do funcionário;
- Após, acesse a aba Documentos - Básico;
- Verifique o CPF e o quadro PIS/PASEP, realizando a conferência dos dados e devidos ajustes;
- basta apenas aguardar e Reprocessar o evento S-1200.
- Caso tenha sido uma alteração ou retificação no PIS/PASEP o sistema enviará este automaticamente ao eSocial, basta aguardar alguns instantes o evento de alteração ou retificação retornar do eSocial.
- Se foi um ajuste no CPF ou Data de Nascimento, será necessário primeiro retificar manualmente o evento S-2200 ou S-2300.
- Para isso selecione o evento cadastral (S-2200 ou S-2300) deste trabalhador e clique em Detalhes - Retificar;
- Com isso localize e ajuste a tag cpfTrab para ajustar o CPF e a dtNascto para a Data de Nascimento, salve e aguarde este retornar como Processado.
- Após, acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
- Selecione o evento com erro, clique em Detalhes e após em Reprocessar;
- Na aba Central eSocial será apresentado um evento S-1200 que será enviado com a correção realizada.